Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Copa do Mundo: Argentina se consagra tricampeã nos pênaltis contra a França

Argentinos derrotam os últimos campeões mundiais nos pênaltis, depois de prorrogação disputada em jogo de 6 gols

Redação Publicado em 18/12/2022, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lionel Messi, capitão da Seleção da Argentina (Foto: Juan Mabromata / AFP)
Lionel Messi, capitão da Seleção da Argentina (Foto: Juan Mabromata / AFP)

Em uma partida disputada até o último minuto, a Argentina confirmou o favoritismo e conquistou a vitória contra a França na final da Copa do Mundo FIFA realizada neste domingo, 18, no Estádio Nacional de Lusail, em Doha. O time sul-americano venceu nos pênaltis, após prorrogação disputada em jogo de 6 gols.

Com o título de 2022, a Argentina fatura o seu terceiro título mundial e entra para o seleto grupo das seleções que conseguiram conquistar a Copa do Mundo três vezes. Há 20 anos um time da América Latina não ganhava a competição, desde o penta do Brasil em 2002.

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo: Homem invade partida entre Portugal e Uruguai em protesto

A trajetória da Argentina pelo Catar começou de forma bem turbulenta, com a inesperada derrota para a Arábia Saudita, por 2 a 1. No entanto, desde a derrota para a seleção arábica, os argentinos não perderam mais nenhuma partida.

Ainda na fase de grupos, com vitórias sob México (2 a 0) e Polônia (2 a 0), e no mata-mata, superou a Austrália (2 a 1), a Holanda (2 a 2, decisão nos pênaltis), a Croácia (3 a 0) e a França (3 a 3).

As outras duas conquistas aconteceram em 1978, na Copa disputada na própria Argentina, e em 1986, no México. Com o título, a Argentina se torna tricampeã do mundo, superando França (1998 e 2018), Uruguai (1930 e 1950), Espanha (2010) e Inglaterra (1966).

+++ LEIA MAIS: Quem é o 'Harry Styles do Brasil,' que viralizou na Copa do Mundo?

Com a atuação na final de 2022, Lionel Messi se tornou o atleta que mais participou da competição, com 26 partidas, se consagrando também como um dos grandes destaques do torneio. O jogador também entra definitivamente para o rol dos maiores ídolos da história do futebol argentino, ao lado de Diego Maradona, Gabriel Batistuta, Daniel Passarella e Alfredo Di Stéfano.