Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Copa do Mundo: Esposa de Grant Wahl revela causa da morte do jornalista

Jornalista esportivo Grant Wahl morreu enquanto cobria partida entre Argentina e Holanda na Copa do Mundo no Catar

Redação Publicado em 14/12/2022, às 17h15 - Atualizado em 16/12/2022, às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grant Wahl e Céline Gounder (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
Grant Wahl e Céline Gounder (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)

Enquanto cobria a partida entre Argentina e Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo FIFA 2022, na última sexta, 9, o jornalista esportivo estadunidense Grant Wahl morreu no CatarCéline Gounder, viúva de Grant Wahl, revelou a causa da morte em nota na manhã desra quarta-feira, 14.

Segundo autópsia feita pelo New York City Medical Examiner's Office, o jornalista estadounidense faleceu em decorrência da ruptura de um aneurisma da aorta ascendente — algo ligado a hipertensão arterial — não detectada e de crescimento lento. Ainda segundo o comunicado, a morte não teve relação com Covid-19 ou situação vacinal.

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo: Homem invade partida entre Portugal e Uruguai em protesto

A aorta é a maior e a principal artéria do corpo humano, responsável por transportar o sangue do coração para todos os órgãos, passando pelo tórax e abdômen. Já o aneurisma é caracterizado pela dilatação localizada de um vaso, podendo não apresentar sintomas inicialmente - no caso de Wahl, a pressão no peito que sentiu um pouco antes de sua morte pode ter representado os sintomas iniciais.

Em primeiro lugar, em meu nome e de nossa família, quero expressar nossa mais profunda gratidão pelo apoio, amor e simpatia de todo o mundo. Continuando sendo um momento muito difícil e doloroso enquanto lamentamos a morte de um amado marido, irmão e amigo . É um certo consolo saber que tantas pessoas que Grant alcançaram vários colegas, leitores, atletas, treinadores, amigos e fãs - estão ao nosso lado."

+++ LEIA MAIS: Spike Lee deseja boa recuperação a Pelé e apoia Brasil na Copa do Mundo

Após sofrer um mal súbito enquanto cobria partida nas tribunas de imprensa do Estádio Lusail, o jornalista tentou ser reanimado com massagem cardíaca até a chegada dos paramédicos no local, depois foi levado a um hospital próximo, mas não resistiu e morreu. 

Grant Wahl chamou atenção no Catar após apoiar direitos LGBTQIA+ com uma camiseta de arco-íris. Vale lembrar como o país tem lei que proíbe casamento entre pessoas do mesmo gênero - e reprime manifestações públicas. Por conta disso, o jornalista foi detido, mas foi liberado após 25 minutos, e recebeu pedido de desculpas da segurança e representante da Fifa.

Em menos de uma semana, morreu o segundo jornalista durante cobertura na Copa do Mundo de 2022, que acontece no Catar, segundo informações do SportBuzz. Khalid Al-Misslam era fotojornalista da Al Kass Sports, que confirmou a notícia nas redes sociais.

"Com enorme tristeza, e corações que acreditam na vontade e no destino de Deus, os canais Al Kass Sports lamentam a morte," escreveu a empresa catari no Twitter. Até o momento, a causa do falecimento de Al-Misslam não foi confirmada.