Lawrence Sher falou sobre as gravações não roteirizadas de Joaquin Phoenix e como elas funcionaram bem
Mais uma cena de improviso de Joaquin Phoenix em Coringa foi revelada, desta vez, pelo diretor de fotografia do filme Lawrence Sher durante uma entrevista ao Film.
A cena improvisada é a da geladeira quando mostra Arthur Fleck lidando com os sentimentos obscuros do vilão e limpando-a para entrar dentro dela. O personagem se encaixa na geladeira e fecha a porta atrás dele, enquanto o diretor Todd Phillips segura a cena por mais alguns segundos para mostrar que ele permanecerá no espaço apertado por um tempo.
"Enquanto algumas cenas foram muito planejadas, como a cena da cabine telefônica ou a que Arthur sobe as escadas, outras não tinham nenhum plano. Quando ele subiu na geladeira, não tínhamos ideia de que ele faria isso. Montamos duas posições de câmera e Joaquin pensou no que faria se fosse um insone maciço. Mais uma vez, acendemos para que ele pudesse ir a qualquer lugar e a primeira e única vez que ele fez isso, ficamos hipnotizados. Lembro-me de pensar: ‘O que ele está fazendo? Ele acabou de rastejar na geladeira? 'Foi tão divertido e estranho para assistir também’", revelou Sher.
Outra cena bem emblemática e a primeira que foi improvisada é a dança do banheiro de Arthur Fleck. O momento em que o vilão acidentalmente dispara uma arma no apartamento da mãe também não era planejada.
"Joaquin criou toda essa dança e, após o sucesso dessa cena, começamos a criar mais momentos de improviso como esse. Como quando ele está brincando com a arma e a dispara contra a parede. Tudo o que sabíamos era que ele dispararia a arma contra a parede em algum momento, mas nunca planejamos quando ou sabíamos que ele iria ficar e ter essa conversa consigo mesmo e começar a dançar. Nós tínhamos duas câmeras lá e deixamos acontecer, o que se tornou uma parte importante de como fizemos muitas coisas", comentou o diretor de fotografia.
Coringa estreou nos cinemas brasileiros no dia 3 de outubro.