Interpretar o personagem é uma tarefa difícil e complexa
O Coringa é muito mais do que apenas o vilão de Batman - o personagem é complexo e exige muito dos atores que irão interpretá-lo no cinema e dois astros ganharam o Oscar pelas performances impressionantes do Palhaço do Crime. Como lembra o Cheatsheet, há algo especial na versão de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), porém.
Segundo o site conta, a preparação do ator para viver o personagem foi tão complexa quanto a responsabilidade de interpretá-lo de uma maneira bem-sucedida. A reviravolta de Ledger leva o realismo de Gotham a outro nível em O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.
As teorias dos fãs são abundantes sobre a preparação sombria de Ledger para o papel e o passado presumido do Coringa no filme. A partir da análise, a perspectiva do próprio personagem já está distorcida para além do reconhecimento. Seja qual for o motivo, a energia nervosa e os tiques físicos do vilão pintam o retrato de um homem que pode se surpreender a qualquer momento. A personificação do caos ganha vida.
+++ LEIA MAIS: Improviso de Heath Ledger em cena de Batman: O Cavaleiro das Trevas é mito; entenda
De acordo com os fãs, a energia maníaca do Coringa se manifesta em uma série de tiques físicos. O mais notável deles, no entanto, é a frequência com que ele lambe os lábios. A ação dá ao vilão uma qualidade animalesca, tornando-o ainda mais ameaçador.
Como apontado pela Digital Spy, lamber os lábios era a maneira de Ledger tentar impedir que as cicatrizes protéticas se soltassem. Aparentemente, a maquiagem usada para criar as infames cicatrizes faciais do vilão começaria a escorregar quando ele falasse. Portanto, quando o personagem falava, o ator aproveitava a oportunidade para manter a máscara intacta.
+++ LEIA MAIS: Arte coloca todos os atores de Coringa juntos em pôster; veja
Essa versão de Coringafoi um marco histórico para os filmes baseados em HQS. O personagem de Ledger foi o primeiro de história em quadrinhos em adaptações audiovisuais a ganhar um Oscar.
Heath faleceu em janeiro de 2008, seis meses antes do lançamento do filme. No entanto, o trabalho continua sendo inspiração para os vilões do cinema, inclusive para Joaquin Phoenix - que também ganhou Oscarpela atuação da nova versão de Coringa, filme lançado em 2019. Como era um amigo de Ledger, prestou homenagem ao falecido ator na cerimônia do Oscar 2020.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE