Raphael Bob-Waksberg assumiu erros “racistas” ao criar a personagem Diane Nguyen
Raphael Bob-Waksberg, criador da animação Bojack Horseman, respondeu acusações de whitewashing pela escolha da atriz branca Alison Brie para dublagem de Diane Nguyen, personagem asiática. O termo se refere ao “embranquecimento” quando personagens de cor são interpretados por um elenco branco.
No Twitter, Bob-Waksberg explicou que o questionamento o acompanha desde a primeira temporada de Bojack Horseman. “É bom refletir sobre [meus erros] e espero que outras pessoas vejam, para ajudá-los a não cometer os mesmos erros”, escreveu. “Pensei que, quando estivesse pronto, escreveria algo (...) para explicar que estava tudo bem, mas quanto mais pensava sobre o assunto (e ouvia outras pessoas), percebia que não era certo”.
O criador da série assumiu falhas ao comentar o tema publicamente no passado e considerou um erro a ausência de roteiristas vietnamitas na série, apesar da presença ocasional de profissionais asiáticos na função. “Raramente fomos específicos o suficiente para refletir sobre o significado de ser uma vietnamita americana, e esse foi um grande erro (e racista!) da minha parte”, continuou na série de postagens. “Minha intenção era fugir de estereótipos, (...) mas fui na direção contrária. Todos somos definidos em algum nível pela nossa etnia”.
Para o episódio no Vietnã, na quinta temporada, a equipe contratou a vietnamita VyVy Nguyen como consultora, mas Bob-Waksberg reconhece a falta de representatividade na série. “Deveríamos ter contratado uma escritora e uma atriz vietnamitas para interpretar Diane - ou mudar o personagem de acordo com o elenco contratado”, concluiu.
+++ A PLAYLIST DO SCALENE