Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Dave Grohl celebra Neil Peart, baterista do Rush: “Poder, precisão e composição incomparáveis”

“Todos aprendemos com ele”, diz o vocalista do Foo Fighters

Redação Publicado em 11/01/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Peart (Foto: Fin Costello/Redferns/Getty Images)
Neil Peart (Foto: Fin Costello/Redferns/Getty Images)

Dave Grohl, o ajudante de Neil Peart que introduziu o Rush no Hall da Fama do Rock and Roll em 2013, escreveu uma homenagem ao baterista após as notícias da morte de Peart na sexta-feira, 10.

+++LEIA MAIS: Morre Neil Peart, gênio da bateria do Rush, aos 67 anos

“Hoje, o mundo perde um verdadeiro gigante da história do rock & roll”, escreveu Dave Grohl à Rolling Stone EUA em uma homenagem a Neil Peart. “Uma inspiração para milhões com um som inconfundível que levou gerações de músicos (como eu) a pegar duas baquetas e buscar um sonho. Um homem gentil, atencioso e brilhante que governava nossas rádios e toca-discos não apenas com sua bateria, mas também com suas belas palavras".

Grohl continuou, “Ainda lembro vividamente da primeira vez que ouvi 2112 quando era jovem. Foi a primeira vez que realmente ouvi um baterista. E desde aquele dia, música nunca foi a mesma. Seu poder, precisão e composição eram incomparáveis. Ele era chamado de ‘O Professor’ por uma razão: Todos aprendemos com ele”.

+++ LEIA MAIS: Novo disco do Foo Fighters está “estranho para c******,” diz Dave Grohl

Como Grohl contou à Rolling Stone EUA em 2013, depois da introdução do Rush ao Hall do Rock, foi o trabalho de Peart que o inspirou a pegar as baquetas, “Quando ouvi 2112, com oito anos de idade, mudou a direção da minha vida. Eu ouvi a bateria. Me fez querer ser um baterista”, disse Grohl.

O vocalista do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana também relembrou ter encontrado Peart pela primeira vez durante os ensaios para a cerimônia do Rock Hall. “Estava indo para o ensaio e encontrei Neil pela primeira vez, e esse homem era tão influente quanto qualquer religião, herói ou pessoa na vida de alguém. Ele disse: ‘Prazer em conhecê-lo. Posso fazer um café para você?' E ele me fez um café, cara”, disse Grohl em 2013.

+++ LEIA MAIS: “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, ultrapassa 1 bilhão de visualizações no YouTube

O músico continuou: “Mais tarde naquela noite fui jantar e tomei alguns copos de vinho, e comecei a chorar porque meu herói me fez um café. Era inacreditável, cara. Então é assim que toda essa experiência tem sido".

Peart e Grohl chegaram no escalão superior da lista dos 100 Maiores Bateristas de Todos os Tempos da Rolling Stone EUA. Grohl, como muitos bateristas do rock, prestou homenagem a um dos melhores que já tocou o instrumento. “Obrigado, Neil, por tornar nossa vida um lugar melhor com sua música. Você será lembrado para sempre e nós sentiremos muito a sua falta. E minhas sinceras condolências à família Rush”, escreveu o músico. "Deus abençoe Neil Peart".

+++LEIA MAIS: Por que Dave Grohl não tem contas pessoais em redes sociais?

Colega de banda de Grohl, o baterista do Foo FightersTaylor Hawkins fez uma homenagem mais sucinta, mas igualmente comovente: “Neil Peart tinha as mãos de Deus. Fim da história”, disse o músico à Rolling Stone EUA.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'