Who Can I Be Now? (1974-1976) traz disco que deu origem a Young Americans e nunca foi lançado pelo músico
Um novo lançamento de David Bowie está sendo produzido. A sequência da caixa Five Years (1969-1973), de 2015, se chama Who Can I Be Now? (1974-1976) e irá incluir um disco completamente inédito de Bowie, The Gouster. Na época, o álbum foi modificado e eventualmente virou Young Americans.
A caixa sai pela Parlophone, mas não teve data de lançamento ou tracklist revelados. Segundo o Pitchfork, o colaborador de longa data de Bowie, Tony Visconti, escreveu anotações para o material. Um teaser foi revelado na página oficial de Bowie.
LEIA TAMBÉM
[Lista] Os cabelos mais icônicos do mundo da música
[Discografia Comentada] David Bowie
[Galeria] Relembre a carreira de David Bowie em fotos marcantes
“‘Gouster’ era uma palavra desconhecida para mim, mas David sabia que era um tipo de código de vestimenta usado por adolescentes negros norte-americanos em Chicago, nos anos 1960”, explica Visconti. “Mas no contexto do álbum o significado era atitude, de orgulho e badalação. Todas as músicas foram editadas, e nós estávamos apaixonados pelas quais escolhemos para o álbum que representavam esta atitude.”
Visconti discute o amor dele e de Bowie por soul e diz que com The Gouster eles estavam “muito certos de que queriam fazer um disco de soul matador”. A frase leva a um novo take de “John, I'm Only Dancing (Again)”, que foi gravada em 1974 e deveria ter saído como música principal do disco. Ela foi lançada depois, em 1979. Visconti descreve a música como uma “maravilhosa versão inédita e funkeada de um clássico de David.”
Além de The Gouster e dos comentários de Visconti, Who Can I Be Now? (1974-1976) terá também imagens da sessão de fotos original do álbum. Abaixo, veja a postagem no Facebook e a tracklist original de The Gouster.