O guitarrista é autor da música "Misirlou", que faz parte da abertura do filme Pulp Fiction
Morreu neste sábado, 16, aos 81 anos o guitarrista Dick Dale, considerado pai da surf music. A causa da morte ainda não foi identificada.
Norte-americano, com família de origem libanesa, Dale nasceu em Boston e se mudou para o sul da Califórnia nos anos 50, onde encontrou sua inspiração no surfe. O guitarrista ficou conhecido por misturar sons de guitarras com a sonoridade do mar utilizando efeitos de reverberação.
Um dos seus maiores sucessos é "Misirlou", de 1963. A música é uma adaptação de uma canção grega que ganhou ainda mais atenção quando em 1994, Quentin Tarantino a usou como trilha de abertura do filme Pulp Fiction, um clássico do cinema.
Dale foi considerado como um dos maiores guitarristas da história do rock, ocupando a 74ª posição na lista de 100 melhores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
Na década de 70, Dale se ajudou Leo Fender, fundador da fábrica de guitarras Fender, a desenvolver o modelo Fender Stratocaster e o amplificador Fender 85, capaz de ampliar o som das guitarras.
Suas músicas inspiraram grandes artistas como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Eddie Van Halen e The Beach Boys.
Sua última passagem no Brasil foi em 1997 para uma turnê de 10 dias.