Ator mexicano faz sua estreia como diretor de ficção
Diego Luna, ator mexicano de O Búfalo da Noite e Milk - A Voz da Igualdade, dirigirá sua primeira ficção, Abel, informou o site da revista Variety.
O filme terá produção da Canana Films, que também tem como sócio o amigo Gael Garcia Bernal, com quem Luna atuou em E Sua Mãe Também (2001) e Rudo y Cursi (2008). Pela mesma produtora, Bernal lançou Déficit, sua estreia como diretor, em 2007.
Cria de John Malkovich, a Mr. Mudd (Juno, Uma Escola de Arte Muito Louca) dividirá os créditos de produção em Abel.
Contado sob a perspectiva de uma criança, o drama familiar terá no elenco José Maria Yazpik, conterrâneo do diretor. Os dois já atuaram juntos em diversos filmes, como Nicotina (2003) e Solo Quiero Caminar (2008).
Luna já tomou as rédeas da direção em J.C. Chávez, documentário sobre o boxeador mexicano Julio César Chávez.
Rodado no estado de Aguascalientes (México) e com roteiro de Augusto Mendoza, Abel tem orçamento nanico, comparado aos padrões hollywoodianos: 35 milhões de pesos, o que equivale a aproximadamente US$ 2,7 mi, ou R$ 5 mi. A captação de recursos estatais para a produção não passou sem polêmica no México - o ator não precisaria de ajuda governamental, defendem alguns críticos, já que seu nome possui força internacional.