A ex-presidente do Brasil aparece no documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, e no filme Dois Papas, de Fernando Meirelles
Todo mundo queria ver Bacurau na lista de indicados ao Oscar 2020. Mas apesar disso não ter acontecido, nosso país será muito bem representado, com um filme de impacto e mensagem politica igualmente importante: Democracia em Vertigem. E a presença desse documentário sobre o impeachment da Dilma Rousseff marca um fato inédito e curioso do Brasil na premiação.
Com a nomeção para melhor documentário do longa dirigido por Petra Costa, esta será a primeira vez que uma brasileira (no caso a ex-presidente) aparece em dois filmes diferentes, indicados em duas categorias distintas.
Além de Democracia em Vertigem, Dilma está também em Dois Papas, filme de Fernando Meirelles que disputa a estatueta de melhor roteiro adaptado, melhor ator com a interpretação de Jonathan Pryce do Papa Franciso, e melhor ator coadjuvante, para Anthony Hopkins, que vive o Papa Bento XVI no filme.
Os dois filmes estão disponíveis na Netflix.
A 92ª edição Do Oscar acontecerá no dia 9 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles e, assim como em 2019, a cerimônia não contará com um apresentador.
Veja aqui a lista completa de indicados.