Diretor de O Artista é acusado de plágio

Roteirista alega que o filme vencedor do Oscar tem “elementos parecidos incontestáveis” com uma obra dele

Redação

O Artista

Michel Hazanavicius conquistou pelo inesperado. E porque o muito bem-feito filme mudo em preto e branco cativou a Academia com a bem-humorada saga do casal de atores.
<b><i>O Artista</i></b> <br> Michel Hazanavicius conquistou pelo inesperado. E porque o muito bem-feito filme mudo em preto e branco cativou a Academia com a bem-humorada saga do casal de atores. - Reprodução

Michel Hazanavicius, cineasta francês que ganhou cinco prêmios Oscar com o filme O Artista, está sendo processado por plágio, segundo informações da agência France Presse.

Inimigos: relembre brigas épicas entre artistas.

O autor da ação é um roteirista chamado Christophe Valdenaire, que diz que escreveu um roteiro, em 1998, chamado Timidity, la Symphonie du Petit Homme, mudo e em preto e branco, que homenageia a transição do cinema mudo para o sonoro.

Oscar: relembre 15 canções de diferentes estilos que levaram a estatueta

De acordo com o que Hazanavicius declarou ao site Hexagones, que divulgou a notícia, ele está com a “consciência tranquila”. Ele ainda afirmou à agência que “o roteiro não tem nada a ver com meu filme nem com o texto que escrevi”.

Valdenaire diz que O Artista tem “inúmeros elementos parecidos incontestáveis”. A audiência do caso será realizada em 2015.

TAGS: Christophe Valdenaire, entretenimento, Michel Hazanavicius, o artista, plagio