Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Disco surpresa de Rihanna entra nas paradas de mundiais, mas é falso

'Angel' reúne, segundo fãs da cantora, faixas não lançadas que já circulavam pela internet desde 2009

Rolling Stone EUA Publicado em 05/03/2019, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rihanna (Foto: Evan Agostini/Invision/AP)
Rihanna (Foto: Evan Agostini/Invision/AP)

Rihanna vai lançar novas músicas neste ano, sim, mas o disco que surgiu nos catálogos do iTunes e da Apple Music no fim de semana não é esse. Ainda assim, o álbum chamado Angel, um compilado de faixas inéditas, rapidamente se espalhou pelas redes sociais. Ficou tão popular que entrou nas paradas mundiais do iTunes, ocupando a 67ª posição.

É um disco real? Sim. E não. Embora Rihanna seja de fato quem canta em Angel, o trabalho reúne músicas nunca lançadas que, de acordo com fãs da Rihanna, circulam pela internet com mais ou menos destaque desde 2009. Em algumas horas, o disco saiu do catálogo di iTunes e Apple Music - e a Apple não emitiu comentário sobre o assunto.

O vazamento, ou falso vazamento, não teve sua fonte encontrada ainda. Ainda assim, as circunstâncias são similares ao outros discos não autorizados, de Beyoncé e SZA, que surgiram nas plataformas de streaming em janeiro.

Nos dois casos, um usuário publicou os discos por meio de um serviço de distribuição digital de música independente no Spotify e na Apple Music. O álbum da Beyoncé foi ao ar sob o nome de "Queen Carter" e o de SZA chegou às plataformas como "Sister Solana".

Líderes da indústria musical dizem que a existência de música não autorizada, roubada ou falsa, é constante desde que os serviços de streaming passaram a dominar o modo de se ouvir música no cotidiano, dada a imensa quantidade de faixas que são incluídas nessas plataformas a todo o momento e à falha na tecnologia de averiguar a veracidade de cada uma das canções.

"Esse tipo de coisa acontece o tempo todo", diz Larry Miller, diretor do programa de mercado da música na universidade Steinhardt School of Music, em Nova York, à Rolling Stone EUA. "As pessoas apenas só não sabiam disso porque não é sempre que acontece com um dos maiores artistas do mundo. Esses vazamentos são causados pela mudança na distribuição da música."

A equipe de Rihanna não comentou o vazamento. No ano passado, a cantora disse estar trabalhando em um novo disco com previsão de lançamento para 2019. Não há, contudo, mais informações sobre o álbum.