Djavan revela se ‘Maria das Mercedes’ realmente existiu

Faixa de 1975 descreve o romance com uma garota do interior, na composição Djavan revela não lembrar do sobrenome

Fernanda Decaris (@ferdecaris)

"Maria das Mercedes" está presente no disco 'Djavan' de 1975
"Maria das Mercedes" está presente no disco 'Djavan' de 1975

A faixa “Maria das Mercedes” do disco Djavan de 1975, o músico descreve um romance com uma garota do interior em que ela lhe envia uma carta pedindo para que volte. Na composição, Djavan relata que já não lembra o sobrenome da namorada e que ‘Lá pr’os quarenta’ voltaria para encontrá-la. Confira abaixo um trecho da letra (via Musixmatch):

Eu quis escrever
Pr’o velho endereço
Sobre tudo que eu conheço
Da cidade grande
Como fui infame
Esqueci o seu sobrenome
Se é Pereira, Moreira, Ferreira
Só sei que acaba com “eira”
Como aquela bananeira
Se é Pereira, Moreira, Ferreira
Só sei que acaba com “eira”
Como aquela bananeira

+++LEIA MAIS: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Liniker e mais são atrações da primeira edição do Festival Doce Maravilha

Maria das Mercedes existiu?

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Djavan explica a real história por trás da letra:

“Maria das Mercedes não existiu. Essa foi uma historinha que criei na minha cabeça, mas sabemos que Maria das Mercedes existe na cabeça e no coração de muita gente, por isso que a gente consegue inventar. No fundo a gente não inventa nada, a gente reproduz histórias que vemos por aí.”

Enquanto existem artistas que se esforçam para criar letras complexas e melodias originais, para Djavan, escrever é natural. Talvez a distância de temas autobiográficos em suas faixas – mesmo as composições mais românticas, que o tornaram conhecido, têm origem em uma criatividade abstrata.

“O que funciona pra mim é o desejo de compor. No entanto, se você tem amor no coração, as coisas fluem melhor. Eu invento amores e invento situações”, diz. “Se não fosse a imaginação, a arte não existiria. Esse é o elemento primordial.”

Turnê de D e 55 anos de carreira

Djavan está em turnê pelo Brasil e o exterior, passou pelos Estados Unidos, São Paulo e se prepara para shows no Rio de Janeiro e na Europa. Djavan reconhece os desafios de voltar à estrada – ainda que os reconheça como um processo de natural evolução.

“Os desafios de uma carreira naturalmente cresce de ano a ano e e você precisa estar bem para corresponder a esse crescimento a essa evolução, não é? Porque fazer uma turnê mundial, não é uma coisa simples, você precisa estar com o corpo preparado.”

Para ler a entrevista completa com Djavan clique aqui. 

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi. Como repórter, escreveu para o Hits Perdidos, Baguete, Uol e Rolling Stone Brasil.
TAGS: Cultura, d, djavan, entrevista, MPB, música, notícias, turnê internacional