Triunfo é dirigido por Cauê Angeli e Hernani Ramos e conta a história daquele que é considerado o precursor do hip-hop brasileiro
O documentário Triunfo, que mostra como Nelson Triunfo ajudou a implementar a cultura hip-hop no Brasil, foi eleito vencedor da competição nacional pelo júri da sexta versão brasileira do festival In-Edit, nesta segunda-feira, 12.
Com a vitória, Triunfo, dirigido por Cauê Angeli e pelo pai Hernani Ramos, será exibido na edição do In-Edit em Barcelona, realizada em outubro deste ano. O filme faz justiça ao legado de Nelson Gonçalves Campos Filho, desde a infância no município pernambucano Triunfo, de onde tirou o sobrenome com o qual ficou conhecido, passando os bailes black das décadas de 1970 e 1980, e chegando à solidificação do hip-hop no Brasil.
Outros documentários celebrados pelo festival foram A Farra do Circo (Roberto Berliner e Pedro Bronz), com a história da casa de shows carioca Circo Voador, que ganhou uma menção honrosa, e Olho Nu (Joel Pizzini), retrato da trajetória de Ney Matogrosso, que foi eleito o melhor filme pelo júri popular.
Assista ao trailer de Triunfo
A versão paulistana do In-Edit foi realizada entre os dias 1º a 11 de maio e, agora, o festival segue para Salvador, onde ocorre até o dia 18 do mesmo mês. Para o público paulista, serão exibidos, a partir desta segunda-feira, 12, todos os documentários premiados pelo In-Edit.
As sessões serão diárias, no Cine Sesc (R. Augusta, 2.075) e os ingressos custam R$ 10 (comerciários pagam R$ 2,50). Veja a programação abaixo:
In-Edit Replay em São Paulo
Segunda, dia 12
15h - Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal (vencedor em 2009)
17h - Música Serve para isso: Uma Hitória dos Mulheres Negras (vencedor em 2013)
Terça, dia 13
15h - Vou Rifar Meu Coração (vencedor em 2012)
17h - Triunfo (vencedor em 2014)
Quarta, dia 14
15h - DZI Croquetes (vencedor em 2010)
17h - Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano (vencedor em 2011).
21h40 - FILMAGE: The Story Of Descendents/ALL (sessão extra)