PROCESSO

Drake processa Universal Music por difamação após música de Kendrick Lamar sugerir acusações graves

Rapper acusa gravadora de disseminar narrativa falsa e lucrar com a polêmica

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Publicado em 15/01/2025, às 16h29
Fotos: GettyImages
Fotos: GettyImages

O rapper Drake moveu uma ação judicial contra a Universal Music Group (UMG), acusando a gravadora de difamação e assédio pela promoção da música "Not Like Us", de Kendrick Lamar. O processo foi apresentado na última quarta-feira (14) no Tribunal Distrital dos EUA, em Nova York. Segundo os documentos, Drake afirma que a UMG divulgou a faixa sabendo que ela continha alegações falsas contra ele.

A música, que se tornou um dos maiores sucessos de 2024, faz referência a alegações que o rapper afirma serem infundadas e prejudiciais. O processo também acusa a gravadora de "lucrar com a controvérsia" e de priorizar ganhos financeiros em detrimento da segurança e reputação dos artistas.

Leia um trecho da letra:

[...]

Diga, Drake, eu fiquei sabendo que você curte umas novinhas

Melhor você nunca ir pra cadeia na cela do bloco um

Para qualquer v**** que fala com ele e tá apaixonada

Só confere se você escondeu sua irmãzinha dele

[...]

O processo destaca a arte da capa de "Not Like Us", que usa uma imagem da casa de Drake em Toronto marcada com símbolos que indicam a presença de criminosos sexuais registrados. Após o lançamento da música, a residência foi alvo de um tiroteio que feriu um segurança e de outras tentativas de invasão.

Drake também afirma que a UMG tenta desvalorizar sua imagem em meio à proximidade do término de seu contrato com a gravadora, o que impactaria uma eventual renegociação.

Desdobramentos judiciais e respostas da Universal Music

A UMG ainda não respondeu oficialmente às novas acusações (via Variety). No entanto, em declarações anteriores, negou qualquer ação para prejudicar artistas. "A sugestão de que a UMG faria algo para minar qualquer um de seus artistas é ofensiva e falsa", afirmou a empresa em novembro de 2024, quando o rapper iniciou as ações legais.

Drake já havia apresentado uma ação contra o Spotify e a iHeartMedia, alegando conluio para impulsionar o alcance de "Not Like Us". O processo contra o Spotify foi retirado, mas a ação contra a iHeartMedia segue com audiência marcada para este mês.

Representação legal

A ação foi movida pelo advogado Michael J. Gottlieb, conhecido por representar clientes em casos de difamação de grande repercussão. Entre seus casos mais notáveis está a defesa da proprietária de uma pizzaria alvo da teoria conspiratória "Pizzagate".

Drake afirma no processo que nunca cometeu crimes ou atos mencionados na música e busca responsabilizar a gravadora pela divulgação de conteúdo que considera prejudicial à sua imagem e segurança.

"Not Like Us" foi um dos maiores sucessos de 2024 e é indicada a cinco prêmios Grammy. Kendrick Lamar, criador da faixa, está confirmado como atração principal do Super Bowl de 2025, onde a música deve ser apresentada.