EITA!

Duna: Por que David Lynch não gosta da adaptação que dirigiu em 1984?

A versão feita pelo cineasta em meados da década de 1980 foi um fracasso de bilheteria e deixou os fãs da obra de Frank Herbert desapontados

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)

Publicado em 03/03/2024, às 13h24
David Lynch (Foto: Ernesto S. Ruscio/Getty Images)
David Lynch (Foto: Ernesto S. Ruscio/Getty Images)

O universo de Duna está mais em alta do que nunca. A segunda parte da adaptação de Denis Villeneuve chegou aos cinemas brasileiros há pouco tempo e tem recebido diversos elogios. Para David Lynch, no entanto, esse mundo pode trazer lembranças negativas.

O cineasta norte-americano dirigiu uma adaptação do universo literário criado por Frank Herbert em 1984. O filme acabou sendo um fracasso de bilheteria e não foi bem aceito pelos fãs da saga. O próprio Lynch também não é muito fã do resultado que obteve no projeto do longa-metragem. Ele foi chamado para o filme após o sucesso de O Homem Elefante (1980), que chegou a ser indicado ao Oscar

+++LEIA MAIS: Timothée Chalamet repensa sobre conselho recebido de Leonardo DiCaprio

O diretor chegou a declarar que apesar de “não ser louco” por épicos populares de ficção científica como a franquia Star Wars que era popular na época, ele sentiu que “Duna era diferente” porque “tinha caracterizações e profundidade críveis”. “De muitas maneiras, Herbert criou uma aventura interna, com muitas texturas emocionais e físicas.”

As coisas começaram a ficar complicadas para o diretor quando ele apresentou um corte de três horas para a Universal Pictures e o estúdio usou o filme dele para desenvolver um corte mais simplificado que removesse alguns dos elementos mais estranhos. “Sabia quando eu estava assinando o contrato que estava assinando a versão final e a partir daquele momento senti que, olhando para trás, comecei a me vender.”

+++LEIA MAIS: Sting ainda tem sunga que usou nas filmagens de Duna (1984)