Banda inglesa levou o prêmio pelo CD The Seldom Seen Kid; Radiohead era um dos favoritos
O grupo inglês Elbow venceu o Mercury Music Prize na noite de ontem, 9, com o álbum The Seldom Seen Kid. O prêmio é um dos mais importantes do Reino Unido.
Os organizadores da premiação elegem todos os anos, no mês de julho, os doze melhores álbuns do ano anterior, de artistas irlandeses e ingleses. Cerca de dois meses depois, selecionam o melhor álbum dessa lista.
In Rainbows, do Radiohead, e The Age of Understatement, do The Last Shadow Puppets (projeto de Alex Turner, do Arctic Monkeys e Miles Kane, do Rascals) eram os favoritos ao Mercury, que dá aos vencedores um prêmio equivalente a R$61,7 mil. Adele, Stelle, Neon Neon, Laura Marling, British Sea Power, Burial, Portico Quartet, Rachel Unthank & The Winterset e a parceria de Robert Plant e a cantora Alison Krauss também concorriam ao prêmio.
The Seldom Seen Kid é o quarto álbum da carreira do Elbow. A banda nasceu no início da década de 90. O primeiro disco, Asleep in the Back, foi lançado em 2001, e também concorreu ao Mercury Prize.