Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Elizabeth Holmes, criadora da Theranos, é sentenciada a 11 anos de prisão em caso de fraude

Acionista majoritária da gigante empresa de biotecnologia, Elizabeth Holmes foi condenada nesta sexta-feira, 18; entenda o caso

Redação Publicado em 18/11/2022, às 20h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth Holmes chegando ao tribunal (Foto: Getty Images)
Elizabeth Holmes chegando ao tribunal (Foto: Getty Images)

Em 2015, uma reportagem do Wall Street Journal desmascarou os segredos que mantinham a gigante Theranos no auge, ao revelar que os equipamentos da empresa de biotecnologia não funcionavam da forma como prometiam. Nesta sexta-feira, 18, então, a criadora da marca, Elizabeth Holmes, foi condenada a 11 anos de prisão após enganar investidores interessados em sua tecnologia.

Elizabeth Holmes fundou a Theranos quando tinha apenas 19 anos, em meados de 2003. Tempos mais tarde, a empresária do Vale do Silício prometeu a diversos investidores que possuía a tecnologia necessária para revolucionar os exames de sangue no mundo, segundo informações da Folha.

+++LEIA MAIS: Ator de Riverdale é condenado a prisão perpétua após matar a própria mãe

De acordo com os promotores do caso, tudo começou quando Holmes distorceu a efetividade de suas tecnologias, afirmando que as máquinas miniaturizadas da Theranos podiam realizar uma série de exames de sangue com apenas algumas gotas do líquido. O problema é que, em segredo, a gigante da biotecnologia utilizava equipamentos comuns, mas de outras empresas, para realizar os testes.

Diante disso, o juiz Edward Davila, de San Jose, na Califórnia, considerou a empresária culpada em três acusações de fraude com investidores, além de uma acusação de conspiração — sentença que, conforme determinação do magistrado, deve começar em abril. Agora, o advogado de Elizabeth Holmes deve pedir que o juiz permita que a condenada aguarde a análise dos recursos em liberdade.

+++LEIA MAIS: R. Kelly é condenado e deve pagar mais de R$ 1,5 milhão às vítimas

É importante pontuar que os promotores do caso pediram que Holmes fosse condenada a 15 anos de prisão, além de pagar US$ 800 milhões às suas vítimas. Afirmando que a empresária não cometeu um "grande crime" e que não foi motivada pela ganância, Kevin Downey, o advogado de Holmes pediu que ela recebesse uma pena mais branda, de 18 meses em prisão domiciliar e de serviço comunitário.

Afirmando estar “devastada”, Holmes chorou durante seu julgamento, e abraçou seus pais e o companheiro após ter sua sentença proferida, ainda segundo a Folha. "Senti uma profunda vergonha pelo que as pessoas passaram porque eu falhei com elas", afirmou ela, ao fim do julgamento.

+++LEIA MAIS: Cardi B é condenada em processo por agressão física