Cantor defende Rodrigo em meio a semelhanças entre o single do álbum de estreia da artista, Sour, e seu hit de 1978 "Pump It Up"
Artigo publicado em 30 de outubro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Elvis Costello explicou mais uma vez por que não entrou em uma disputa judicial devido às semelhanças entre sua música "Pump It Up" e "Brutal" de Olivia Rodrigo, e até defendeu a cantora pop sobre a faixa.
Quando "Brutal" chegou como faixa de abertura de Sour de Rodrigo em 2021, os ouvintes rapidamente notaram como a estrutura de acordes do single era semelhante ao sucesso de Costello de 1978.
"Isso está bem para mim", disse Costello nas redes sociais quando perguntado sobre "Brutal". "É assim que o rock & roll funciona. Você pega os pedaços quebrados de outra emoção e cria um brinquedo novo em folha. Foi o que eu fiz", referindo-se a como "Pump It Up" foi inspirado por "Subterranean Homesick Blues" de Bob Dylan.
Em uma nova entrevista à Vanity Fair, três anos após o lançamento de "Brutal", Costello foi novamente questionado sobre manter os advogados fora da situação (e perder a possibilidade de milhões em royalties).
+++LEIA MAIS: Por que Elvis Costello foi banido do Saturday Nigh Live?
"Na verdade, não encontrei razão para ir atrás deles legalmente por isso, porque acho que seria ridículo", disse Costello. "É uma linguagem compartilhada da música. Outras pessoas claramente sentiram de forma diferente em relação a outras músicas nesse álbum."
Outros artistas não foram tão passivos quando se trata da música de Rodrigo, com a cantora creditando retroativamente Taylor Swift e Paramore em suas canções "Deja Vu" e "Good 4 U", respectivamente.
Em 2023, a Rolling Stone perguntou a Rodrigo, se colocada em uma situação semelhante à de Costello, se processaria pela semelhança de uma música de outro artista com a dela. "Acho que nunca faria isso pessoalmente", disse Rodrigo na época. "Mas quem pode dizer onde estarei em 20, 30 anos. Tudo o que posso fazer é escrever minhas músicas e focar no que posso controlar."