Apresentação na Alemanha fechou a turnê da banda pela Europa, e a morte de John Bonham alguns meses depois fez com que a banda terminasse
No dia 7 de julho de 1980, o Led Zeppelin apresentou seu último show da história. A performance aconteceu na capital alemã Berlim, na época em que a cidade ainda era dividida por um muro - eles tocaram na parte ocidental.
O show fechou a turnê Europeia que fizeram no ano para divulgar In Through the Out Door, disco lançado pelo Led Zeppelin no ano anterior. Mas o clima não estava dos melhores: Robert Plant, o vocalista, queria fazer shows mas não queria ir para a América do Norte e nem tocar na Grã-Bretanha, local de origem da banda, pois a imprensa local não era lisonjeira.
Além disso, John Bonham, o baterista, mostrava dificuldades advindas de problemas com drogas. A banda, então, concordou em uma turnê com 12 datas oficiais e duas extras (para apresentações na Inglatera). Tocaram na Alemanha Ocidental, na Bélgica, Holanda, Áustria e Suíça. A primeira apresentação foi no dia 17 de junho, e a última, 7 de julho de 1980 - dia previsto para encerrar a turnê.
No dia 27 de junho, meio da turnê, em que Bonham mostrou o primeiro sinal de que algo estava errado. Tocavam em Nuremberg, Alemanhã, e na terceira música o baterista teve um colapso, sendo levado às pressas para o hospital e cancelando o show. O diagnóstico foi abuso de drogas e álcool. Bonham disse apenas que comeu demais.
+++ ASSISTA: Robert Plant toca Immigrant Song do Led Zeppelin pela primeira vez em 23 anos
Depois do fim da turnê, todos os integrantes começaram a ventilar a ideia de ir para a América do Norte em turnê. Os shows começariam no dia 17 de outubro de 1980. Começaram a ensaiar no mês anterior, mas a turnê nunca aconteceu: aos 32 anos, Bonham morreu no dia 25 de setembro. Bêbado, vomitou enquanto dormia e acabou asfixiado.
A turnê foi oficialmente cancelada, e durante alguns meses correram rumores de que o Led Zeppelinsubstituiria Bonham. Não aconteceu: no dia 4 de dezembro de 1980, anunciaram publicamente o fim da banda.
"Gostaríamos de que soubessem de que a perda de nosso querido amigo, e o profundo sentimento de harmonia inseparável que nós temos nos levou a decidir que não podemos continuar", anunciaram.
+++ LEIA MAIS: Robert Plant nunca imaginou que faria um disco sem o Led Zeppelin
E então, depois de 11 anos e oito discos, o Led Zeppelin, uma das maiores bandas da história do rock, chegava ao fim.
+++ SESSION ROLLING STONE: Cynthia Luz acredita no amor puro com "Não Sou Sem Nós"