Ingresso da cantora chegava a ser quatro vezes mais caro do que uma entrada para ver o Nirvana
Nas últimas semanas, um perfil do Reddit publicou um trecho de uma entrevista do Nirvana para a MTVem 1993 - um ano antes do suicídio do vocalista Kurt Cobain. O clipe estava gravado em uma VHS antiga, e ressurgiu recentemente.
No vídeo, Cobain, Dave Grohle Krist Novoselic conversam sobre shows, turnês e preço de ingressos. “Vamos falar sobre ingressos,” diz o entrevistador. “O que vocês acham de bandas que cobram de US$ 50, até US$ 75 nos ingressos?”
Cobain arregala os olhos, e olha em choque para o apresentador. “Tem quem cobre tanto dinheiro assim?” (Vale lembrar que, corrigindo a inflação da moeda, os valores atuais de US$ 50 e US$ 75 seriam, respectivamente, equivalentes a US$ 88 [ou R$ 363] e US$ 133 [ou R$ 549]). O apresentador explicou que aqueles são os preços para assistir a um show da Madonna.
“Quanto cobramos por um show, John?” pergunta Novoselic a John Silva, empresário da banda? “Quanto? US$ 7? US$ 20?,” questiona, vendo que o empresário não quer dizer. “Você pode dizer,” enfatiza Cobain. "É US$ 12? US$ 21?”
Finalmente, John revela que o Nirvana cobra “US$ 17, US$ 18 por show” (hoje, seria o equivalente a R$ 128). “E a Madonna cobra US$ 50???” pergunta, de novo, Cobain. “É, mas a Madonna também usa casacos de pele, né,” brinca Grohl.
Depois, eles explicam que os ingressos são caros, mas nem tudo vai para a banda - já que eles precisam pagar toda a produção com aquele dinheiro. De fato, para o bolso deles, vai cerca de 25% da grana arrecadada em um show.
+++ LEIA MAIS: Dave Grohl jamais vai esquecer o primeiro show com o Nirvana; veja como foi
Logo, calculam com dificuldade (“nunca fui para a faculdade,” brinca Cobain) que se cobrassem US$ 20 por ingresso, em um show para 8 mil pessoas arrecadariam US$ 10 mil cada um - hoje, o equivalente a quase R$ 74 mil. “Isso é muito bom. Não sabia disso. Vou comprar alguma coisa hoje,” decide Grohl.
+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'