Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Em quem George Harrison pensava quando compôs Something, dos Beatles?

A canção é o único single dos Beatles que não foi escrito por Paul McCartney ou John Lennon e alcançou o primeiro lugar no ranking da Billboard

Redação Publicado em 12/11/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: AP)
George Harrison (Foto: AP)

"Something" é um dos maiores hits dos Beatles e a único single da banda que chegou ao topo do ranking da Billboard e não foi escrito por Paul McCartney ou John Lennon, mas por George Harrison

Considerada por Frank Sinatra uma das melhores músicas de amor já escrita da história, "Something" ainda é um mistério quando o assunto é sobre a inspiração para a composição de Harrison.

A teoria mais repercutida é que a música foi escrita para a esposa do músico, Pattie Boyd. Os dois se conheceram quando a modelo participou das gravações de Hard Day's Night e se casaram dois anos depois, em 1966. Em entrevista à BBC, ao ser questionado sobre a inspiração da canção, Harrison respondeu: "Talvez Pattie, provavelmente".

+++ LEIA MAIS: Violino, LSD e deportação: 8 fatos curiosos sobre George Harrison, guitarrista dos Beatles [LISTA]

Na autobiografia Wonderful Today, publicada em 2007, Pattie revelou que o marido afirmou para ela tinha sido a inspiração da canção. Ela escreve: "Ele me disse que, de fato, ele tinha escrito ela para mim".

Mas também é de conhecimento público que o guitarrista dos Beatles teve diversos casos extraconjugais a partir do final dos anos 1960, o gera dúvidas sobre a real inspiração da música.

Além disso, o escritor Joshua Greene contou uma história diferente de Pattie no livro Here Comes the Sun: The Spiritual and Musical Journey of George Harrison, lançado em 2006. O autor escreveu que o músico revelou para os amigos do movimento Hare Krishna que, na verdade, a canção foi escrita para Krishna, a deusa hindu.

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney era o maior problema de George Harrison nos Beatles?

O relato não parece irreal se pensarmos que, mais tarde, Harrison lançou o disco The Radha Krsna Temple e afirmou que a música "Long, Long, Long" foi dedicada para Deus, segundo o site Showbiz CheatSheet.

Entre várias hipóteses e relatos, a inspiração para "Something" continua um mistério não solucionado. O que sabemos com certeza é que a música foi inspirada na canção de James Taylor, "Something In The Way She Moves" e se tornou uma das maiores músicas de amor de todos os tempos.