Greve

Emicida declara apoio à greve em SP e rebate críticas online

Rapper foi às redes sociais se manifestar sobre a greve contra privatizações

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)

Publicado em 03/10/2023, às 18h48
Emicida (Foto: Júlia Rodrigues / Divulgação)
Emicida (Foto: Júlia Rodrigues / Divulgação)

Os metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp iniciaram uma greve nesta terça, 3, para se manifestar contra a proposta de privatização apresentada pelo governo do estado de São Paulo. 

Os servidores protestam contra a privatização e paralisam atividades por, até então, 24 horas. Desde o começo do dia, Emicida tem compartilhado em seu perfil do X (antigo Twitter), posts em favor da greve. “Todo apoio aos grevistas,” escreveu o rapper, que foi questionado por um internauta: “Tu anda de metrô?” Ao que o artista respondeu de maneira descontraída com uma foto dua dentro de um vagão co a legenda “Jamais, aqui por exemplo sou eu no lombo da sua irmã.”

+++LEIA MAIS: Emicida fala após ter livro vandalizado por racismo religioso

Após a brincadeira, Emicida voltou a postar dizendo que "ninguém precisa passar por nenhum sofrimento para ter empatia pelos que passam." E completou: "Fui trabalhar de metrô boa parte da vida, se hoje em dia, algum trajeto for mais prático usando ele, uso tranquilamente.
Meu apoio vem no sentido de precisarmos TODOS, não só apoiar os trabalhadores nessa luta, como brigar por uma cidade/estado que nos ofereça vida digna, essa briga é de todo mundo que quer qualidade de vida." Após as declarações, o rapper disse ainda, em tom de brincadeira, que "pistolou" na rede social sua equipe jurídica quase levou seu celular.

O rapper Rashid também foi às redes sociais se manifestar em favor da greve. “Se Tarcísio estivesse tão preocupado com o direito de ir e vir do trabalhador — preocupação essa que só apareceu hoje — teria aderido à catraca livre que foi proposta pelos grevistas.” Escreveu o rapper. Outras celebridades também foram a público, como a cantora Leci Brandão o jornalista Xico Sá.

+++LEIA MAIS: AmarElo: letras de Emicida inspiram TCC no Piauí