O apresentador Jimmy Kimmel conduziu a cerimônia de entrega dos prêmios; veja a lista completa de vencedores
Na noite deste domingo, 18, foi realizada a cerimônia do Emmy – dedicada às melhores produções da indústria televisiva norte-americana –, sendo esta a 68ª edição da premiação. Em 2016, alguns aspectos do ano anterior se mantiveram intactos: piadas com o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, valorização da “diversidade” nos indicados e Game of Thrones e Veep mantendo o reinado nas fatias de Drama e Comédia, respectivamente, da premiação.
O apresentador Jimmy Kimmel comandou a noite, já mirando em Trump – mais especificamente, no produtor Mark Burnett, do Celebrity Apprentice, programa com o qual o empresário tem ligação – no monólogo de abertura. “Graças a Mark Burnett, não precisamos assistir a reality shows na TV, já que estamos vivendo um deles”, disse, ácido, Kimmel. “Se Donald Trump for eleito e fizer o tal muro, a primeira pessoa em que iremos expulsar é Mark Burnett.”
A outra parte do monólogo foi dedicada aos principais indicados ao Emmy deste ano, como é de costume, com o comediante enfileirando piadas das mais diversas. Um vídeo – uma montagem – mostrou Kimmel indo à cerimônia com o elenco de Modern Family e acompanhando James Corden em um “Carpool Karaoke”; Julia Louis-Dreyfus apareceu levada por uma limusine, com Jeb Bush de motorista, e até Emilia Clarke – como a Daenerys Targaryen de Game of Thrones – montou um dos dragões dela na série.
Se diversidade era (novamente) um dos aspectos mais falados em relação aos indicados a prêmios no Emmy 2016, durante a cerimônia, o assunto foi recorrente. Kimmel fez referência à diversidade sugerindo que um ator negro abraçasse um branco e depois provocando, ironicamente: “A noite precisa de mais pessoas brancas”. Principalmente devido às críticas recentes ao Oscar e a Hollywood em geral, o Emmy pareceu querer demonstrar o quão orgulhoso estava da diversidade na premiação.
Outros momentos de destaque ficaram por conta das crianças de Stranger Things – umas das figuras mais carismáticas do momento – distribuindo sanduíches de pasta de amendoim de bicicleta pelo auditório. Os lanches, a propósito, foram feitos pela mãe de Kimmel. Matt Damon, mordendo uma maçã, fez referência à “rixa” recentemente estabelecida entre ele e o apresentador, tirando sarro do fato de Kimmel não ter um prêmio Emmy. “Isso é tão humilhante”, disse o ator. “Foi mal. Quer dizer, você perdeu e agora vai ter que ficar aí o resto da noite quando provavelmente você só queria ir para casa e chorar.”
Para quem perdeu #Emmys2016https://t.co/ZfnILIHe2T
— Rolling Stone Brasil (@rollingstoneBR) September 19, 2016
Comédia: Transparent mostra força e Veep estabelece nova hegemonia
Transparent mostrou novamente a força que tem ao ser destaque nos prêmios relativos à comédia do Emmy 2016. A série, que teve início em 2014, repetiu a performance de 2015 e ganhou as estatuetas de Melhor Direção de Série de Comédia – Jill Soloway – e Melhor Ator em Série de Comédia, para Jeffrey Tambor. Nos discursos, a diretora alertou que “precisamos parar com a violência contra os transgêneros”, enquanto Tambor foi mais incisivo e pediu, com intensidade na fala: “Por favor, deem oportunidades aos talentos transgêrenos.”
O Melhor Ator Coadjuvante foi Louie Anderson, de Baskets, o primeiro premiado cronologicamente na noite. Master of None (Aziz Ansari, Alan Yang) ganhou como Melhor Roteiro e Kate McKinnon (de Saturday Night Live) faturou como Melhor Atriz Coadjuvante, sendo considerada uma das zebras da premiação. Ela chorou durante o discurso e agradeceu à “linda e hilária mãe.”
Mas os principais prêmios de série de comédia foram novamente direcionados a Veep. Julia Louis-Dreyfus estabeleceu uma espécie de monopólio ao levar novamente a categoria de Melhor Atriz Protagonista. Foi a quinta vitória consecutiva dela, que não perde o prêmio desde 2012. “Quero pedir desculpas pelo clima político atual”, disse, ao receber o prêmio. Veep também conquistou consecutivamente a honraria de Melhor Série de Comédia e se firmou de vez como nova hegemonia neste segmento do Emmy, sucedendo o domínio de Modern Family em anos anteriores.
Séries Limitadas ou Filmes Para TV: People v. O.J. Simpson brilha
Sterling K. Brown ganhou como Melhor Ator Coadjuvante de Série Limitada Ou Filme Para TV pelo trabalho em People v. O.J. Simpson. É verdade que outros dois atores da mesma série estavam concorrendo (David Schwimmer e John Travolta) na categoria, mas Brown foi quem recebeu o primeiro prêmio Emmy dele das mãos de Terrence Howard, visivelmente emocionado, citando família e amigos nos agradecimentos enquanto segurava as lágrimas.
O prêmio de Brown marcou uma onda de vitórias seguidas de People v. O.J. Simpson. Elogiada por Brown minutos antes, Sarah Paulson faturou a categoria Melhor Atriz de Série Limitada ou Filme Para TV, também por The People v O.J. Simpson: American Crime Story. “A responsabilidade de interpretar uma pessoa real é muito importante, você quer acertar não por você, mas sim pela pessoa”, disse ela ao ler o discurso de aceitação, em velocidade impressionante. Sarah deu vida à promotora de justiça norte-americana Marcia Clark, presente na cerimônia deste domingo, 18.
Já era perceptível o domínio de The People v. O.J. Simpson: American Crime Story nas categorias de séries limitadas ou filmes para TV, e a tendência só foi se confirmando com o passar da noite: Courtney B. Vance venceu como Melhor Ator, D.V. DeVincentis já havia vencido Melhor Roteiro e a cereja do bolo foi o prêmio de Melhor Série Limitada. Foram nove estatuetas no total, contando os prêmios técnicos. Sherlock, pelo episódio especial The Abominable Bride, completou a seção ganhando como Melhor Filme para TV.
Em certo momento do monólogo de abertura, Kimmel brincou: “Se vocês ganharem, vão agradecer o O.J. [Simpson]?”. O ex-jogador de futebol americano e ator é conhecido por ter sido acusado do assassinato da ex-esposa e de um amigo. O caso teve ampla repercussão no mundo nos anos 1990 e é base do enredo da mais recente temporada (The People v. O.J. Simpson) da antologia American Crime Story, na qual o ator Cuba Gooding Jr dá vida a Simpson. Depois dos resultados, a piada passou a fazer mais sentido – tendo em vista a capacidade de entretenimento gerada pela história de vida dele –, ainda que o tal agradecimento ao ex-esportista continue desnecessário.
Variedades: sem muitas variações
“Este gênero só com homens brancos que é chamado de ‘variedades’”, alfinetou Kimmel antes de chamar Ansari de volta ao palco para apresentar a categoria de Roteiros de Melhor Programa de Variedade. O astro de Mater of None usou a conhecida ironia para criticar Donald Trump e acabou entregando a estatueta para outro homem branco: Patton Oswalt, por Talking For Clapping. Em Melhor Programa de Variedade – Talk Show, John Oliver confirmou o favoritismo e venceu com Last Week Tonight, enquanto na vertente de Esquetes do Melhor Programa de Variedade, Key & Peele foi agraciado.
A cantora Beyoncé, considerada uma espécie de “rainha” das premiações, mostrou que a força dela se limita às premiações de música. Isto porque o filme Lemonade (que ilustra o álbum homônimo e foi exibido pela HBO este ano) perdeu para Grease Live o Emmy de Melhor Direção em Programa de Variedade. Outro programa relacionado a música, The Voice levou novamente (pela terceira vez) a estatueta de Melhor Reality Show.
Séries Dramáticas: Game of Thrones mantém reinado
A seção dramática do Emmy 2016 começou morna, com Margo Martindale vencendo Melhor Atriz Convidada em Série Dramática pela participação em The Americans. A introdução de Laverne Cox, atriz transgênero de Orange is the New Black, foi mais interessante: “Vou repetir o que o Jeffrey Tambor falou: deem aos atores transgêneros uma chance”, disse ela, sendo aplaudida em seguida. Laverne foi a primeira atriz transexual a ser indicada a um prêmio no Emmy nas categorias de atuação.
Em uma categoria cheia de “pesos pesados” – na qual Game of Thrones não teve indicados –, Melhor Ator em Série Dramática, o “queridinho” do ano, Rami Malek, coroou o trabalho dele em Mr. Robot com a vitória, deixando de mãos vazias nomes como Bob Odenkirk (Better Call Saul) e Kevin Spacey (House of Cards). “Interpreto um jovem que, como muitos de nós, é profundamente alienado”, disse Malek, que parecia não sair do personagem. “E a coisa mais chata é que não sei quantas pessoas sairiam com um cara como Elliot. Mas eu estou aqui por ele, e por que há um pouco de Elliot em cada um de nós, não?”.
Em Melhor Atriz em Série Dramática, ficou confirmado como este novamente não foi ano de House of Cards: depois de Spacey perder para Malek, a esposa dele na série, Robin Wright, também foi preterida. Tatiana Maslany, de Orphan Black, por sua vez, ganhou o primeiro Emmy da carreira. “Sinto-me muito honrada de estar em uma produção que coloca as mulheres no centro”, disse ela, segurando um celular com as mãos tremendo, agradecendo a equipe e chamando o papel dela na produção de “trabalho dos sonhos”. Viola Davis, vencedora da categoria em 2015, com How to Get Away With Murder, também foi deixada de lado.
Game of Thrones, série recordista e grande vencedora do Emmy de 2015, confirmou a quem pertence o trono das categorias dramáticas nos últimos anos. Só o episódio “Batalha dos Bastardos” rendeu dois prêmios à série: Melhor Roteiro (David Benioff e D.B. Weiss) e Melhor Direção (Miguel Sapochnik). No fim, repetindo o resultado do ano passado, a produção baseada nos livros de George R. R. Martin foi honrada com o Emmy de Melhor Série Dramática, desbancando os concorrentes The Americans, Better Call Saul, Downton Abbey, Homeland, House of Cards e Mr. Robot.
Nem a vitória de Maggie Smith, de Downton Abbey, em Melhor Atriz Coadjuvante, batendo Lena Headey e Emilia Clarke (de Game of Thrones), serviu para abalar a produção da HBO. O curioso do prêmio, contudo, foi a reação de Kimmel em relação à ausência de Maggie na cerimônia. “Não vamos entregar a ninguém”, disse ele com a estatueta na mão. “Vamos deixar nos ‘achados e perdidos’”. Outro que desbancou Game of Thrones foi Ben Mendelsonh, que levou o prêmio de Melhor Coadjuvante Bloodline, superando os favoritos Kit Harington e Peter Dinklage, sendo o último deles o vencedor da categoria em 2015.
“Estamos aqui porque George Martin criou um mundo no qual vivemos e estamos aqui por causa da HBO”, disse o roteirista D.B. Weiss, cercado pela equipe de Game of Thrones, ao receber a estatueta de Melhor Série Dramática, considerada a mais importante da noite. “E estamos aqui porque temos a equipe que mais ‘dá duro’ e dentro de horas estará trabalhando novamente”. Com a honraria, Game of Thrones somou três estatuetas na noite, chegou à marca de 38 prêmios e atingiu o patamar absoluto de série mais premiada do Emmy em todos os tempos. O recorde era da comédia Frasier, que possui 38 prêmios.
Veja a lista completa de vencedores do Emmy 2016
Melhor Série Dramática
The Americans
Better Call Saul
Downtown Abbey
Game of Thrones
Homeland
House of Cards
Mr. Robot
Melhor Série de Comédia ou Musical
Black-ish
Master of None
Modern Family
Silicon Valley
Transparent
Veep
Silicon Valley
Melhor Ator em Série Dramática
Kyle Chandler, Bloodline
Rami Malek, Mr. Robot
Bob Odenkirk, Better Call Saul
Matthew Rhys, The Americans
Liev Schreiber, Ray Donovan
Kevin Spacey, House of Cards
Melhor Atriz em Série Dramática
Claire Danes, Homeland
Viola Davis, How to Get Away With Murder
Taraji P. Henson, Empire
Tatiana Maslany, Orphan Black
Keri Russell, The Americans
Robin Wright, House of Cards
Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática
Jonathan Banks, Better Call Saul
Ben Mendelsohn, Bloodline
Peter Dinklage, Game of Thrones
Kit Harington, Game of Thrones
Michael Kelly, House of Cards
Jon Voight, Ray Donovan
Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Maggie Smith, Downtown Abbey
Lena Headey, Game of Thrones
Emilia Clarke, Game of Thrones
Maisie Williams, Game of Thrones
Maura Tierney, The Affair
Constance Zimmer, UnREAL
Melhor Ator em Série de Comédia
Anthony Anderson, Black-ish
Aziz Ansari, Master of None
Will Forte, Last Man on Earth
William H. Macy, Shameless
Thomas Middleditch, Silicon Valley
Jeffrey Tambor, Transparent
Melhor Atriz em Série de Comédia
Ellie Kemper, Unbreakable Kimmy Schmidt
Julia Louis-Dreyfus, Veep
Laurie Metcalf, Getting On
Tracee Ellis Ross, Black-ish
Amy Schumer, Inside Amy Schumer
Lily Tomlin, Grace and Frankie
Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Louie Anderson, Baskets
Keegan-Michael Key, Key & Peele
Andre Braugher, Brooklyn Nine-Nine
Ty Burrell, Modern Family
Tituss Burgess, Unbreakable Kimmy Schmidt
Matt Walsh, Veep
Tony Hale, Veep
Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Niecy Nash, Getting On
Allison Janney, Mom
Kate McKinnon, Saturday Night Live
Judith Light, Transparent
Gaby Hoffmann, Transparent
Anna Chlumsky, Veep
Melhor Reality Show
The Amazing Race
American Ninja Warrior
Dancing With the Stars
Project Runway
Top Chef
The Voice
Melhor Apresentador
Ryan Seacrest, American Idol
Tom Bergeron, Dancing With the Stars
Jane Lynch, Hollywood Game Night
Steve Harvey, Little Big Shots
Heidi Klum and Tim Gunn, Project Runway
RuPaul Charles, RuPaul's Drag Race
Melhor Programa de Variedades - Talk Show
Comedians in Cars Getting Coffee
Jimmy Kimmel Live
Last Week Tonight With John Oliver
The Late Late Show With James Corden
Real Time With Bill Maher
Tonight Show With Jimmy Fallon
Melhor Filme para TV
A Very Murray Christmas
All the Way
Confirmation
Luther
Sherlock: The Abominable Bride
Melhor Série Limitada
American Crime
Fargo
The Night Manager
The People v O.J. Simpson: American Crime Story
Roots
Melhor Ator de Série Limitada ou Filme Para TV
Bryan Cranston, All the Way
Benedict Cumberbatch, Sherlock
Idris Elba, Luther
Cuba Gooding Jr., The People v O.J.: American Crime Story
Tom Hiddleston, The Night Manager
Courtney B. Vance, The People v O.J.: American Crime Story
Melhor Atriz de Série Limitada ou Filme Para TV
Kirsten Dunst, Fargo
Felicity Huffman, American Crime
Audra McDonald, Lady Day at Emerson's Bar and Grill
Sarah Paulson, The People v O.J. Simpson: American Crime Story
Lili Taylor, American Crime
Kerry Washington, Confirmation
Melhor Ator Coadjuvante de Série Limitada Ou Filme Para TV
Jesse Plemons, Fargo
Bokeem Woodbine, Fargo
Hugh Laurie, The Night Manager
Sterling K. Brown, People v. O.J. Simpson
David Schwimmer, People v. O.J. Simpson
John Travolta, People v. O.J. Simpson
Melhor Atriz Coadjuvante de Série Limitada ou Filme Para TV
Melissa Leo, All the Way
Regina King, American Crime
Sarah Paulson, American Horror Story: Hotel
Kathy Bates, American Horror Story: Hotel
Jean Smart, Fargo
Olivia Colman, The Night Manager
Melhor Programa de Variedade - Esquetes
Documentary Now
Drunk History
Inside Amy Schumer
Key & Peele
Portlandia
Saturday Night Live
Melhor Ator Convidado em Série de Comédia
Tracy Morgan, Saturday Night Live
Larry David, Saturday Night Live
Bob Newhart, The Big Bang Theory
Bradley Whitford, Transparent
Martin Mull, Veep
Peter Scolari, Girls
Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia
Tina Fey & Amy Poehler, Saturday Night Live
Melissa McCarthy, Saturday Night Live
Amy Schumer, Saturday Night Live
Christine Baranski, The Big Bang Theory
Laurie Metcalf, The Big Bang Theory
Melora Hardin, Transparent
Melhor Ator Convidado em Série Dramática
Max von Sydow, Game of Thrones
Mahershala Ali, House of Cards
Paul Sparks, House of Cards
Reg E. Cathey, House of Cards
Hank Azaria, Ray Donovan
Michael J. Fox, The Good Wife
Melhor Atriz Convidada em Série Dramática
Laurie Metcalf, Horace and Pete
Molly Parker, House of Cards
Ellen Burstyn, House of Cards
Allison Janney, Masters of Sex
Margo Martindale, The Americans
Carrie Preston, The Good Wife
Melhor Roteiro em Programa de Variedade
“Talking for Clapping”, Patton Oswal
“Live at the Apollo”, Amy Schumer
“The Comeback Kid”, John Mulaney
“Boyish Girl Interrupted”, Tig Notaro
“Triumph's Election Special 2016”
Melhor Especial de Variedade
Louis J. Horvitz, 58th Grammy Awards
Kahlil Joseph e Beyoncé Knowles Carter, Lemonade
Thomas Kail e Alex Rudzinski, Grease: Live
Beth McCarthy-Miller, Adele Live in New York City
Chris Rock, Amy Schumer: Live at the Apollo
Glenn Weiss, The Kennedy Center Honors
Melhor Roteiro em Série Dramática
The Americans (Episódio: "Persona Non Grata"), Joel Fields e Joe Weisberg
Downtown Abbey (Episódio: "Episode 8"), Julian Fellowes
Game of Thrones (Episódio: "Battle of the Bastards"), David Benioff e D. B. Weiss
The Good Wife (Episódio: "End"), Robert King e Michelle King
Mr. Robot (Episódio: "eps1.0_hellofriend.mov"), Sam Esmail
UnREAL (Episódio: "Return"), Marti Noxon e Sarah Gertrude Shapiro
Melhor Diretor em Série Dramática
The Americans (Episódio: "Persona Non Grata"), Joel Fields e Joe Weisberg
Downtown Abbey (Episódio: "Episode 8"), Julian Fellowes
Game of Thrones (Episódio: "Battle of the Bastards"), David Benioff e D. B. Weiss
The Good Wife (Episódio: "End"), Robert King e Michelle King
Mr. Robot (Episódio: "eps1.0_hellofriend.mov"), Sam Esmail
UnREAL (Episódio: "Return"), Marti Noxon e Sarah Gertrude Shapiro
Melhor Direção em Série Limitada, Filme para TV ou Especial
The Night Manager, Susanne Bier
All the Way, Jay Roach
Fargo (Episódio: "Before the Law"), Noah Hawley
The People v. O. J. Simpson: American Crime Story (Episódio: "From the Ashes of Tragedy"), Ryan Murphy
The People v. O. J. Simpson: American Crime Story (Episódio: "Manna From Heaven"), Anthony Hemingway
The People v. O. J. Simpson: American Crime Story (Episódio: "The Race Card"), John Singleton
Melhor Direção em Série de Comédia
Master of None (Episódio: "Parents"), Aziz Ansari
Silicon Valley (Episódio: "Daily Active Users"), Alec Berg
"Silicon Valley" (Episódio: "Founder friendly"), Mike Judge
Transparent (Episódio: "Man On The Land"), Jill Soloway
Veep (Episódio: "Kissing Your Sister"), David Mandel
Veep (Episódio: "Morning After"), Chris Addison
Veep (Episódio "Mother"), Dale Stern
Melhor Roteiro em Série Limitada, Filme para TV ou Especial
Fargo (Episódio: "Loplop"), Bob DeLaurentis
Fargo (Episódio: "Palindrome"), Noah Hawley
The Night Manager, David Farr
The People v. O.J. Simpson: American Crime Story (Episódio: "From The Ashes Of Tragedy"
The People v. O.J. Simpson: American Crime Story (Episódio: "Marcia, Marcia, Marcia")
The People v. O.J. Simpson: American Crime Story (Episódio: "The Race Card"), Joe Robert Cole
Melhor Roteiro em Série de Comédia
Catastrophe (Piloto), Rob Delaney e Sharon Horgan
Master Of None (Episódio: "Parents"), Aziz Ansari e Alan Yang
Silicon Valley (Episódio: "Founder Friendly"), Dan O'Keefe
Silicon Valley (Episódio: "The Uptick"), Alec Berg
Veep (Episódio: "Morning After"), Alec Berg
Veep (Episódio: "Mother"), Alex Gregory e Peter Huyck