Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Empresário do RBD culpa pirataria por falta de músicas no streaming: 'Isso afetava a todos'

De acordo com Guillermo Rosas, CEO do grupo RBD, a pirataria proporcionou uma experiência ruim para os músicos e os fãs

Redação Publicado em 01/09/2020, às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
RBD (Foto: Divulgação)
RBD (Foto: Divulgação)

Guillermo Rosas, CEO do RBD, culpou a pirataria pela falta de repercussão das músicas do grupo nas plataformas de streaming. Em entrevista à Billboard, o empresário também contou que a discussão sobre os direitos autorais “é bem complexa e envolve muitas entidades”. (Via Metrópoles)

Ele explicou que o nome “Rebelde” era exclusivo de Cris Morena, a criadora do Dori Media Group e da versão original da novela Rebelde Way, da Argentina. Mais tarde, Morena fez uma parceria com a rede Televisa para fazer uma versão mexicana, que lançou o grupo RDB. 

“Quando a novela acabou e a banda se separou, a licença para o nome nunca mais foi renovada”, contou Rosas, que também é dono da T6H Entertainment e empresário das estrelas Anahí, Christian Chávez e Christopher von Uckermann.

+++ LEIA MAIS: Ex-RBD: Série ‘quente’ com Maite Perroni chega à Netflix; assista a um trecho

As músicas do grupo foram gravadas pela EMI Music, que foi comprada pela Universal Music Group. Contudo, a empresa não podia usar o nome da banda, segundo a Billboard.

A pirataria deixou a situação mais complicada. “As pessoas carregavam ilegalmente a música o tempo todo e isso afetava a todos. Ninguém estava monetizando essas transmissões, mas os fãs também estavam tendo uma experiência ruim. A música estaria lá em um dia e seria retirada no dia seguinte”, disse Rosas.

Contudo, o dilema sobre os direitos autorais ganhou um desfecho. Após 12 anos do fim do RBD, as músicas do grupo serão colocadas nas plataformas de streaming na próxima sexta-feira, 4. 

+++ LEIA MAIS: RBD discute possível reunião para ajudar no combate ao coronavírus, diz Christian Chávez

“Conseguir a renovação da licença e agora lançar o catálogo em plataformas de streaming foi um esforço de equipe. E nos últimos 2 anos, temos sido persistentes. Mas os fãs são realmente os heróis aqui, eles continuaram nos incentivando a fazer o nosso trabalho e bem, fizemos”, falou Rosas

Ele completou: “Para mim, pessoalmente, [o lançamento do catálogo] significa que estou movimentando a energia de milhões de pessoas para que algo maior do que o lançamento do catálogo possa acontecer. Isso moverá muitas pessoas e essa energia é muito poderosa. Quem sabe o que ou se algo mais pode acontecer, mas estamos dando um passo de cada vez.“


+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC