Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Curiosidade

Entenda a ligação entre o casos dos irmãos Menendes e o de O.J. Simpson

As duas histórias foram retratadas em minisséries pela repercussão que tiveram na época, mas tem outras conexões além da fama dos envolvidos

Redação Publicado em 23/09/2024, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erik e Lyle Menendes e O.J. Simpson e Nicole Brown (Fotos: Getty Images)
Erik e Lyle Menendes e O.J. Simpson e Nicole Brown (Fotos: Getty Images)

A série Monstros, da Netflix, dirigida por Ryan Murphy, retorna com uma segunda temporada focada na história de Lyle e Erik Menendez, trazendo à tona uma ligação inesperada com o ex-atleta O.J. Simpson. A inclusão de Simpson, que não aparece fisicamente na tela mas tem sua voz presente, levanta questões sobre a veracidade da relação entre ele e os irmãos Menendez.

A primeira temporada de Monstros gerou tanto aclamação quanto controvérsia ao abordar o caso de Jeffrey Dahmer. Agora, a série volta suas atenções para os irmãos Menendez, condenados pelo assassinato de seus pais, José e Kitty Menendez. As atuações do elenco na segunda temporada foram elogiadas, com destaque para a adição inusitada de Trae Island como a voz de O.J. Simpson. No episódio final, o julgamento de Simpson impacta diretamente o caso dos irmãos Menendez.

+++LEIA MAIS: Irmãos Menendez: 7 episódios de podcast para saber mais sobre o caso

Relação de Longa Data

Surpreendentemente, Lyle e Erik Menendez conheceram O.J. Simpson na década de 1970 através do pai, José Menendez. José foi fundamental ao negociar um contrato publicitário entre Simpson e a empresa Hertz, onde era executivo. Essa relação profissional evoluiu para uma amizade pessoal, com Simpson visitando frequentemente a casa da família em Southern California e interagindo com os filhos.

Advogados em Comum

Após serem presos pelo assassinato dos pais, Erik Menendez foi inicialmente representado pelo advogado Robert Shapiro. Ele já havia auxiliado Erik a se entregar às autoridades após retornar de um torneio de tênis. Contudo, após a primeira audiência, Shapiro se afastou do caso para representar O.J. Simpson no famoso julgamento criminal que culminou na absolvição do ex-atleta. Esse fato gerou preocupação em Lyle Menendez sobre a capacidade do advogado em permitir que seu irmão contasse toda a verdade.

+++LEIA MAIS: Esposa de Erik Menendez publica opinião dele sobre a série da Netflix; veja

Reencontro na Prisão

Duas décadas após o primeiro encontro, Lyle e Erik Menendez se reencontraram com O.J. Simpson na prisão do Condado de Los Angeles. Os irmãos já estavam encarcerados há mais de quatro anos quando Simpson foi preso pelo assassinato de sua ex-esposa Nicole Brown Simpson e seu amigo Ron Goldman. Erik chegou a trocar cartas com Simpson oferecendo conselhos sobre como sobreviver na prisão e conectou-o ao advogado Johnnie Cochran.

Lyle também manteve contato frequente com Simpson enquanto aguardavam atendimento legal juntos, acreditando que o ex-atleta deveria considerar um acordo judicial e compartilhar sua versão dos eventos.

+++LEIA MAIS: Irmãos Menendez: Kim Kardashian faz visita à prisão onde a dupla está presa

Impacto no Caso Menendez

Erik Menendez acredita que o veredito favorável no caso de O.J. Simpson prejudicou significativamente seu próprio julgamento subsequente. Em declarações registradas no documentário The Menendez Murders: Erik Tells All (2017), Erik sugere que o Departamento de Justiça do Condado de Los Angeles estava mais interessado em obter um veredito condenatório do que em alcançar justiça, uma percepção reforçada pelos eventos narrados no último episódio da série Monstros.