'Eu não era amiga dele'

Entenda por que o nome de Whoopi Goldberg aparece nos arquivos de Epstein

Atriz esclarece polêmica após receber críticas devido à menção de seu nome em um e-mail de Jeffrey Epstein

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Whoopi Goldberg
Whoopi Goldberg (Foto: Bruce Glikas/WireImage)

Whoopi Goldberg, de 70 anos, fez história ao se tornar a primeira mulher negra a conquistar o EGOT ou seja, vencer os quatro maiores prêmios do entretenimento norte-americano, Emmy (televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro). Recentemente, porém, a atriz se envolveu em uma polêmica: seu nome apareceu em uma troca de e-mails nos arquivos de Epstein.

No final de janeiro, o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) divulgou 3 milhões de páginas e milhares de arquivos de vídeo e imagem relativos a Jeffrey Epstein. O empresário, condenado e preso por tráfico sexual de menores em julho de 2019, morreu na prisão em agosto do mesmo ano.

Em entrevista ao programa The View, da ABC, Goldberg afirmou estar sendo “atacada” por pessoas que acreditam que ela teria mantido algum tipo de relação duradoura com Jeffrey Epstein. A atriz decidiu esclarecer o caso publicamente após os documentos que mencionam seu nome virem à tona.

“Agora, em nome da transparência, vocês podem mostrar… meu nome está nos arquivos”, declarou Goldberg, momentos antes de um e-mail ser exibido na tela.

Como o nome de Whoopi Goldberg aparece no e-mail?

O nome de Whoopi Goldberg foi citado em uma troca de mensagens entre Epstein e um interlocutor não identificado, sobre a tentativa de conseguir um avião particular para que Goldberg viajasse a Mônaco. A viagem teria como objetivo participar de um evento beneficente da The White Feather Foundation, instituição criada por Julian Lennon, filho de John Lennon, que tem foco na conservação da vida, ambientalismo e projetos humanitários.

“O e-mail diz: ‘Whoopi precisa de um avião para ir a Mônaco… A instituição de caridade de Julian Lennon está pagando por isso. Eles não querem fretar, então estão procurando proprietários particulares. Aqui estão as informações’”, leu Goldberg. “E eles dão todas as informações e perguntam: você quer oferecer seu G2?”

Uma das apresentadoras do The View, Sunny Hostin, ressaltou que, em mensagem posterior, Epstein teria recusado a solicitação. “E parece que eles disseram ‘não, obrigado’”, comentou.

Joy Behar, co-apresentadora, questionou: “Então, em outras palavras, qualquer pessoa pode estar nessa lista?”

“É exatamente esse o meu ponto”, respondeu Goldberg. “Eu não era namorada dele. Eu não era amiga dele. Eu não só era muito velha, como também era uma época em que isso simplesmente não acontecia… Antigamente, era preciso ter fatos antes de falar qualquer coisa.”

Ela continuou: “As pessoas realmente acreditam que eu estava com ele. Tipo, querida, vamos lá. Todos os homens com quem já estive, você já sabia, porque ou o Enquirer escreveu sobre isso, ou outras pessoas escreveram sobre essas coisas.”

Goldberg também afirmou que não embarcou no avião, porque tem medo de voar. “Ela não voa”, disse Sara Haines, do The View. “Ela é uma garota de ônibus!”

A investigação dos arquivos de Epstein

Haines observou que Goldberg é apenas um dentre muitos nomes da indústria do entretenimento que aparecem nos arquivos de Epstein. “Muitos dos motivos pelos quais seu nome pode ser mencionado são artigos de notícias, e-mails de terceiros, contatos”, disse. “Novamente, pessoas ricas e famosas frequentemente se cruzam em círculos profissionais e sociais, então essa não é a parte surpreendente.”

Segundo ela, o que realmente importa é responsabilizar pessoas que “tiveram um relacionamento profundo” com Epstein e compreender “o momento e a natureza desse relacionamento”.

“Ninguém quer saber que meninas foram vítimas e, por causa de todo o poder e dinheiro envolvidos, as pessoas fecham os olhos”, continuou Haines. “Isso foi acobertado? Ninguém deveria estar acima de qualquer escrutínio. Nenhum status deveria amenizar o abuso. E nenhum sistema deveria proteger os poderosos em detrimento das vítimas. Esse é o problema.”

+++ LEIA MAIS: Esposa de Woody Allen chama Timothée Chalamet de ‘idiota’ em e-mail para Jeffrey Epstein

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: arquivos de Epstein, Jeffrey Epstein, WHOOPI GOLDBERG