Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Erasmo Carlos foi censurado pela ditadura por 'gesto comunista'

Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22) aos 81 anos, nos anos 70 foi acusado de fazer 'gesto comunista' durante um programa do SIlvio Santos

Redação Publicado em 22/11/2022, às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erasmo Carlos (Foto: arquivo nacional)
Erasmo Carlos (Foto: arquivo nacional)

Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22) no Rio de Janeiro aos 81 anos. Nos anos 70, o cantor e compositor foi alvo dos militares durante a ditadura.

Na ocasião, Erasmo participava do Programa Silvio Santos em outubro de 1970 e ergueu o braço com o punho cerrado, visto na época como 'gesto comunista'. Seu nome foi parar no relatório Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) e encontrado depois pelo pesquisador Ivan Lima em 2013 (via O Globo). O relatório diz que não seria a primeira vez que o artista correspondia as palmas do público fazendo o gesto. 

+++LEIA MAIS: Erasmo Carlos cancela shows após ser internado em estado delicado

Na época, o cinegrafista responsável pela transmissão do programa também foi acusado de "focalizar a cena com insistência."


Morre Erasmo Carlos

Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22). O cantor e compositor havia sido internado ontem de manhã no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas. Ele tinha 81 anos e morreu ao lado de sua esposa, Fernanda Passos. A causa da morte não foi divulgada.

Erasmo havia recebido alta no início do mês após ficar internado por nove dias no hospital, com um quadro de edema. O compositor vinha há alguns meses tratando uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos (via Metrópole).

+++LEIA MAIS: Erasmo Carlos cancela shows após ser internado em estado delicado

Ainda no final de outubro, o cantor comentou em seu Instagram boatos de sua morte após a primeira internação causada por uma infecção pulmonar.

Estou muito vivo, e se tudo der certo , saindo do hospital até quarta. Foto tirada por Fernanda HOJE no Hospital BarraDor," escreveu. 

+++LEIA MAIS: Erasmo Carlos cancela shows após ser internado em estado delicado

Erasmo começou a carreira como o Tremendão da Jovem Guarda. Ele deixa a esposa, Fernanda Passos, com quem se casou em 2019, e dois filhos, Gil e Leonardo, que ele teve com a primeira mulher, Sandra Sayonara Saião Lobato Esteves, a Narinha.