Eric Dane, de Grey’s Anatomy, revela que perdeu movimento do braço devido à doença degenerativa
A condição, revelada publicamente pelo artista em abril deste ano, afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
O ator Eric Dane, ator famoso por viver Mark Sloan em Grey’s Anatomy, revelou que perdeu o movimento de um dos braços devido ao diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig. A condição, revelada publicamente pelo artista em abril deste ano, e noticiada por Rolling Stone Brasil, afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva.
“Meu lado esquerdo ainda funciona, [mas] meu lado direito parou completamente. Sinto que, talvez em alguns meses, também não terei mais minha mão esquerda. É algo muito sério“, afirmou Dane durante entrevista ao programa Good Morning America, da ABC.
Eric explicou que tem se dedicado à família e ao convívio com as duas filhas, Georgia, de 15 anos, e Billie, de 13. “Sinto raiva porque meu pai foi tirado de mim quando eu era pequeno — e agora há uma grande chance de que eu seja tirado das minhas meninas“, declarou o ator, que perdeu o pai aos 7 anos.
Sobre a ELA
Segundo a Mayo Clinic, a ELA provoca perda do controle muscular e, atualmente, não há cura para a doença. Também conhecida como doença de Lou Gehrig — em referência ao jogador de beisebol diagnosticado com a condição —, suas causas ainda não são totalmente conhecidas, embora uma pequena parcela dos casos seja hereditária.
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos EUA, a ELA afeta os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos voluntários e pela respiração.
À medida que esses neurônios se degeneram e morrem, deixam de enviar sinais aos músculos, o que leva à fraqueza muscular, espasmos e atrofia.
Com o tempo, os pacientes costumam ter dificuldades para falar, caminhar e engolir, e os sintomas tendem a piorar progressivamente. A doença é a mesma que o físico britânico Stephen Hawking (1942-2018) foi diagnosticado aos 21 anos.
Fonte: Good Morning America
LEIA TAMBÉM: Willie Nelson diz que parou de fumar maconha, mas segue fiel à cannabis