O ator, que interpretará Heathcliff na adaptação dirigida por Emerald Fennell tem tido a escolha questionada pela descrição do personagem no livro
A decisão de Emerald Fennell de escalar Jacob Elordi para o papel de Heathcliff na adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes gerou controvérsias no Reino Unido.
A notícia, divulgada pelo site Deadline na última segunda, 23, revelou que Elordi e Margot Robbie serão os protagonistas da nova adaptação da obra de Emily Brontë, interpretando Heathcliff e Catherine Earnshaw, respectivamente. Fennell, conhecida por seu trabalho em Saltburn (2023), irá escrever, dirigir e produzir o filme, com as filmagens previstas para ocorrer no Reino Unido no próximo ano.
+++LEIA MAIS: Trilha sonora de Saltburn ganha vinil preenchido com "água de banheira"
A etnia de Heathcliff é ambígua no romance de 1847 escrito por Brontë, mas há um certo consenso de que sua descrição como um "cigano de pele escura" e seu abandono em um porto de escravos em Liverpool sugerem que ele não era branco.
Comentando sobre a escolha de Elordi para o papel, Michael Stewart, diretor do Centro de Escrita Brontë, declarou ao jornal The Daily Telegraph: "Em O Morro dos Ventos Uivantes, tivemos muitos anos de atores brancos interpretando esse personagem etnicamente ambíguo... Mas as coisas mudaram agora; a maneira como representamos certas pessoas na arte e na cultura vem com uma responsabilidade que não existia há 20 anos."
+++LEIA MAIS: Jacob Elordi avalia o cheiro de vela inspirada na cena da banheira de Saltburn
Heathcliff foi interpretado por Tom Hardy em uma adaptação televisiva de 2009 para a emissora britânica ITV. No entanto, no filme dirigido por Andrea Arnold em 2011, James Howson foi escalado para o papel.
A Dra. Claire O'Callaghan, editora-chefe do jornal oficial da Sociedade Brontë, comentou ao The Daily Telegraph: "O perigo dessa escolha - de escalar um ator branco — especialmente no clima cultural atual, é que ela ignora a ambiguidade presente na obra."
As observações de Stewart e O'Callaghan surgem após críticas nas redes sociais. Em uma postagem visualizada mais de 7,5 milhões de vezes, um usuário da plataforma X (antigo Twitter) escreveu: "Heathcliff é descrito como um homem moreno de pele escura no livro e um ponto crucial da trama é que ele sofre abusos racistas pela família adotiva. Mas sim, claro que Jacob Elordi é perfeito."
Clarisse Loughrey, crítica de cinema do The Independent, questionou: "Alguém realmente leu o livro antes de tomar essa decisão?" Gavia Baker-Whitelaw, outra crítica, acrescentou: "Heathcliff branco e Cathy com 34 anos, e ambos parecem pertencer ao Instagram. Estou obcecada."
+++LEIA MAIS: Saltburn: Água da banheira onde personagem de Jacob Elordi se masturba vira vela
O romance original de Brontë é amplamente considerado uma das grandes obras literárias. A história segue duas famílias, os Earnshaws e os Lintons, e a relação turbulenta que mantêm com Heathcliff, o filho adotivo dos Earnshaws.
Representantes de Fennell não se manifestaram sobre a polêmica.