Os Famosos e os Duendes da Morte, primeiro longa do diretor de Tapa na Pantera, foi escolhido como melhor ficção
Os Famosos e os Duendes da Morte, primeiro longa de Esmir Filho, foi escolhido pelo júri do Festival do Rio como melhor filme de ficção. Até agora, ele era conhecido pela carreira de curta-metragista, com Saliva e, principalmente, Tapa na Pantera", hit virtual de 2006 que mostra a relação de uma mulher (Maria Alice Vergueiro) com a maconha.
O vencedor do Troféu Redentor se baseia no livro homônimo do gaúcho Ismael Caneppele. O enredo trata de um garoto (Henrique Larré) de cidade pequena que, típico fruto da geração MSN que é, trancafia-se na realidade virtual. Fã de Bob Dylan, o protagonista se vale do pseudônimo online "Mr. Tambourine Man" e, em nova referência ao músico, desenvolve obsessão por uma internauta identificada com Jingle Jangle.
O prêmio de melhor documentário foi dividido por Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e Reidy, a Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães. O primeiro fala sobre o grupo carioca que, nos anos 70, tornou-se marco da contracultura e da causa homossexual - os espetáculos, que reverberaram também em Paris, combinavam homens travestidos e humor afiado. Já o doc de Magalhães centra-se na obra do arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy.
Na categoria direção, sairam premiados Karim Aïnouz (Céu de Suely) e Marcelo Gomes (Cinemas Aspirinas e Urubus), pela parceria em Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo. O filme também foi exibido, no mês passado, no Festival de Veneza.
Confira os vencedores do Festival do Rio 2009:
Voto do júri
Longa de ficção: Os Famosos e os Duendes da Morte
Documentário: Dzi Croquettes e Reidy, a Construção da Utopia
Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo)
Ator: Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos (O Sol do Meio-dia)
Atriz: Nanda Costa (Sonhos Roubados)
Ator coadjuvante: Gero Camilo (Hotel Atlântico)
Atriz coadjuvante: Cássia Kiss (Os Inquilinos)
Roteiro: Os Inquilinos
Fotografia: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e O Amor Segundo B. Schianberg
Montagem: Tamboro
Curta: Olhos de Ressaca
Prêmio Especial do Júri: Tamboro
Menção honrosa: Sildenafil
Voto popular
Longa de ficção: Sonhos Roubados
Documentário: Dzi Croquettes
Curta: Sildenafil