Com um orçamento generoso, George Lucas exigiu a construção de uma miniatura insanamente detalhada para o filme
Essa é para os fãs apaixonados por Star Wars: quem sabia que a produção da Lucasfilm construiu uma Estrela da Morte 2 de verdade para as filmagens de Star Wars: O Retorno de Jedi (1983)? Bom, na verdade, foi um modelo miniaturizado da estação espacial, mas o esforço foi comparável ao do Império Galáctico.
Quem conta a história por trás da Estrela da Morte 2 é Lorne Peterson, o chefe da oficina de modelos da Lucasfilmdurante a produção de Retorno de Jedi. Peterson relembra a reação da equipe de tentar evitar a construção do modelo, pois seria caro demais, mas George Lucas não se importou nem um pouco com preços.
"Eu sabia que a Estrela da Morte não seria barata e quando George me pediu para estipular um valor, eu disse que seria o mesmo custo da Ferrari Dino comprada por ele", conta Peterson. "Depois disso, George respondeu: 'Só isso?! Então pode construir ela mesmo! "
Membros da produção então contaram as dificuldades do projeto: "Algumas pessoas ficavam enfadadas da Estrela da Morte e elas iriam dar prosseguimento a outras partes do set e depois retornar ao projeto", diz Bill George, um dos principais envolvidos na construção do modelo.
+++LEIA MAIS: Como The Mandalorian resgatou (e abraçou) a verdadeira essência de Star Wars [ANÁLISE]
"Eu fiquei envolvido majoritariamente nas áreas da nave ainda em construção", conta Bill George. "Era fascinante, nós encomendamos placas ultra-finas de latão, com desenhos e padrões minúsculos moldados nela pelo uso de ácido pelo fabricante, isso dava um grau de realismo impressionante ao modelo."
Assista à produção da Estrela da Morte2 abaixo, presenta na íntegra no Disney+ também:
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ FROID: 'QUERO CHEGAR A UM NÍVEL POPULAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL