Francesca Amewudah-Rivers, que estrela a peça ao lado de Tom Holland em Londres, tem enfrentado ataques racistas desde que o elenco foi anunciado
Mais de 800 atrizes negras assinaram uma carta aberta em solidariedade à atriz Francesca Amewudah-Rivers, que passou a ser alvo de ataques racistas após ser anunciada como Julieta, em uma montagem do clássico Romeu e Julieta em Londres. A atriz deve contracenar com Tom Holland.
Liderada pela atriz Susan Wokoma, de Enola Holmes (2020), e pela dramaturga Somalia Nonyé Seaton, autora da peça Crowning Glory, a carta foi publicada no jornal britânica The Guardian. “Quando a notícia da escalação de Francesca Amewudah-Rivers para a produção de Romeu e Julieta de Jamie Lloyd foi anunciada, muitas pessoas celebraram e acolheram esta notícia. Muitos de nós recorremos às redes sociais para dar amor e parabéns à nossa irmãzinha – um grande negócio para alguém tão jovem em sua carreira. Um enorme talento em ascensão."
+++LEIA MAIS: Enola Holmes 2: Elenco, trailer, estreia e tudo que sabemos sobre a sequência [LISTA]
“Mas então o que se seguiu foi um horror muito familiar que muitos de nós, artistas negros visíveis de pele escura, experimentamos. O abuso racista e misógino dirigido a uma alma tão doce tem sido demais para suportar. O anúncio do elenco de uma peça para desencadear abusos tão distorcidos e feios é verdadeiramente embaraçoso para aqueles que são tão vazios e estéreis em suas próprias vidas que precisam se intrometer em abusos odiosos," segue a carta.
Na semana passada, a produtora de Romeu e Julieta, Jamie Lloyd Company, emitiu um comunicado condenando o racismo que Francesca tem sofrido na internet. “Após o anúncio do nosso elenco de Romeu e Julieta, houve uma enxurrada de deploráveis abusos raciais online dirigidos a um membro da nossa empresa. Isso deve parar.”