O grupo gaúcho aparece na lista ao lado de bandas como Metallica, Slipknot e Motörhead
Bill Ward, ex-baterista e cofundador do Black Sabbath, foi convidado pela Rolling Stone EUA para listar os dez discos de metal favoritos dele. Apesar de Ward estar presente desde o surgimento do metal nos anos 1970, ajudando a definir a abordagem rítmica do estilo, as escolhas dele são surpreendentemente atuais, variando entre trabalhos de 1971 até 2017.
Em meio a bandas como Metallica, Slipknot, Motörhead e o próprio Black Sabbath, o baterista incluiu um grupo brasileiro, o Krisiun, formado em Porto Alegre (RS) em 1990. O disco escolhido é Southern Storm, lançado em 2008. “É simplesmente um bom álbum. Eles têm uma ótima percussão”, ele explicou à Rolling Stone EUA.
O músico ainda mencionou a primeira faixa do disco: “‘Slaying Steel’, o modo como ela abre com aquele [canta o riff], simplesmente tem aqueles ótimos prelúdios orquestrais tocados na guitarra. É algo que te atrai imediatamente. É apenas ótimo. Uma das minhas bandas favoritas do underground do metal. Todas as faixas são muito, muito boas. Eles são um ótimo exemplo de heavy metal, ou do que eu considero ser heavy metal”.
LEIA TAMBÉM
Black Sabbath registra último show da banda em documentário
Black Sabbath faz último show da carreira na Inglaterra; assista a vídeos e veja o setlist
Em noite chuvosa, Black Sabbath se despede do Brasil
“Eu não sei sobre isso de ‘speed metal’ e tudo mais… É tudo metal para mim. Talvez seja porque eu estou envelhecendo. Não consigo acompanhar todas [as categorias]. Não é algo que me incomoda. Se toca a minha alma e eu entendo, então é tipo, “Ok”, e eu simplesmente chamo de heavy metal. É assim que eu enxergo o Krisiun.”
Ward também contou à Rolling Stone EUA como ele entrou em contato com a banda brasileira pela primeira vez. “Por mais estranho que pareça, uma das bandas que eu acompanhava era o Celtic Frost. Celtic Frost tocou uma música chamada ‘Totengott’ [de 2006] e eu ouvi aquilo e pensei ‘Ah, meu Deus, nós chegamos’. ‘Totengott’, para mim, foi uma das primeiras músicas de heavy metal que eu ouvi na minha vida, ponto final. Foi mais ou menos naquela época que eu descobri o Krisiun. Eu ouvi e amei instantaneamente…”
“Eu estava ouvindo bandas diferentes naquela época, como Napalm Death, bandas que eram um pouco exageradamente pesadas”, ele explicou. “É legal, simplesmente; é seja lá o que for que eles queriam tocar. É a música deles, pelo amor de Deus. Eu estive pela estrada por um tempo e fiquei de olho nas bandas. Algumas delas eu gostei; algumas delas eu acabei não ouvindo mais. Krisiun tem sido uma das minhas favoritas há muito tempo.”
O Krisiun retribuiu o carinho de Ward com uma publicação no Instagram sobre a lista do baterista. “É uma grande honra para nós, é surreal! Muito obrigado por sempre falar de nós nas suas entrevistas, é o melhor prémio que podemos ganhar, ter um dos nossos heróis nos apoiando”, os gaúchos escreveram.
A post shared by Krisiun (@krisiun) on
Abaixo, veja a lista de dez discos de metal favoritos de Bill Ward.
10. Dead Cross, Dead Cross (2017)
9. DevilDriver, Beast (2011)
8. Fear Factory, Mechanize (2010)
7. Krisiun, Southern Storm (2008)
6. Type O Negative, October Rust (1996)
5. Motörhead, The Wörld Is Yours (2010)
4. Judas Priest, The Best of Judas Priest: Living After Midnight (1997)
3. Slipknot, .5: The Gray Chapter (2014)
2. Metallica, Metallica (1991)
1. Black Sabbath, Master of Reality (1971)