Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Stan Lee Media processa Disney por direitos sobre personagens

Homem-Aranha e X-Men são algumas das criações do escritor

Redação Publicado em 10/10/2012, às 15h03 - Atualizado às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stan Lee recebeu a estrela de número 2.428 na Calçada da Fama de Hollywood - AP
Stan Lee recebeu a estrela de número 2.428 na Calçada da Fama de Hollywood - AP

Os Vingadores não poderia alcançar uma das maiores bilheterias da história sem passar por problemas judiciais. A empresa Stan Lee Media, que fechou há mais de uma década, está processando a Disney e alega ter direito sobre parte dos US$ 5,5 bilhões arrecadados não só com o blockbuster, que teve parte de seus personagens criados por Lee, como também de outros filmes de super-heróis.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Stan Lee foi o criador de ícones como o Homem-Aranha, os X-Men, entre outros. “A Walt Disney Company tem afirmado em público que, de fato, possui direitos autorais sobre os personagens principais e outras centenas de coadjuvantes criados por Stan Lee. Estas alegações feitas são falsas”, diz o processo movido pela empresa, que no entanto não tem mais vínculo com seu criador.

A Disney diz que adquiriu o direito de utilizar os super-heróis aos comprar, em agosto de 2009, a Marvel por US$ 4 bilhões, enquanto a Stan Lee Media afirma ter os direitos sobre os personagens desde que foi criada, em 1998.