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Ex-empresário do Coldplay espera pagamento de £10 milhões

Dave Holmes acusa a banda de não cumprimento de contrato

Redação Publicado em 01/09/2023, às 18h38

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Coldplay  (Foto: David Becker/Getty Images for iHeartMedia)
Coldplay (Foto: David Becker/Getty Images for iHeartMedia)

O ex-agente do Coldplay, Dave Holmes, está atualmente envolvido em uma ação judicial no Reino Unido contra a banda, buscando mais de £10 milhões (US$12 milhões) em comissões não pagas. A notícia desse processo foi divulgada pela Variety no mês passado, revelando que Holmes, que gerenciou a banda liderada por Chris Martin por mais de duas décadas, decidiu se separar deles e levar o caso aos tribunais.

Os documentos apresentados no tribunal agora oferecem mais detalhes sobre as alegações de Holmes. Ele afirma que a banda não cumpriu um contrato prometido relacionado ao seu décimo e décimo primeiro álbuns, nos quais ele deveria receber comissão. A Coldplay recebeu adiantamentos substanciais para esses álbuns, totalizando £35 milhões (US$44 milhões) para o décimo álbum ainda não lançado e £30 milhões (US$38 milhões) para o décimo primeiro e décimo segundo álbuns. Holmes afirma que deveria ter recebido uma comissão de acordo com seu contrato anterior, que cobriu os álbuns oitavo e nono da banda, Everyday Life (2019) e Music of the Spheres (2021), variando entre 8% e 13%.

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Além de suas responsabilidades de gerenciamento, que envolviam aspectos logísticos como orçamentos, organização de sessões de gravação e conexões com produtores musicais, Holmes também alega ter trabalhado nas turnês da banda, incluindo excursões pelos EUA, Austrália e Ásia. Ele alega que, além de não estender seu contrato, a banda tentou rebaixá-lo de gerente para chefe de turnê.

O empresário está buscando no tribunal do Reino Unido uma declaração de validade de seu contrato que cobre os álbuns décimo e décimo primeiro, bem como o pagamento pendente das comissões. Como alternativa, ele está solicitando danos ou uma compensação justa pelo trabalho realizado até o momento nos registros. Seu pedido foi avaliado em mais de £10 milhões (US$12 milhões) por seus advogados. Registros revelam que a Coldplay, em cartas legais anteriores ao processo, ameaçou apresentar uma “reclamação contra-reclamação significativa” junto com sua defesa.

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Em resposta, um representante da banda afirmou que o contrato de gerenciamento de Dave Holmes expirou no final de 2022 e que o assunto está sendo tratado pelos advogados da Coldplay, com as reivindicações sendo contestadas vigorosamente. O advogado de Holmes, Phil Sherrell, enfatizou que seu cliente gerenciou com sucesso da banda por mais de duas décadas e que a banda está se recusando a honrar o contrato e pagar o que é devido a ele.