Exclusivo: assista ao clipe da versão estendida de Robin Gibb para “I Am the World”, do Bee Gees

Faixa faz parte da coletânea 50 St. Catherine’s Drive, lançada esta semana

Redação

O cantor Robin Gibb
O cantor Robin Gibb - Divulgação

Entre 2005 e 2008, poucos anos antes de um câncer tirar a vida dele, o ex-Bee Gees Robin Gibb retornou ao estúdio para gravar o que seria um último disco amplamente autobiográfico. Agora, a esposa de Gibb, Dwina, e o filho, R.J., estão lançando o melhor daquelas sessões – e algumas demos gravadas até meados de julho de 2011 – em 50 St. Catherine’s Drive, disponível no Brasil pela Warner Music.

Robin Gibb: relembre a voz do integrante dos Bee Gees.

No player abaixo, assista com exclusividade na Rolling Stone Brasil à um videoclipe reunindo imagens de Gibb para a nova versão solo de “I Am the World”, faixa lançada pelo Bee Gees em 1966 – originalmente um lado B de “Spicks and Specks” –, que aparece como quinta faixa de 50 St. Catherine’s Drive.

“Ele sempre teve muito afeto por essa canção e decidiu gravar uma versão para o álbum”, disse Dwina Gibb, em entrevista recente à Rolling Stone EUA. “No estúdio, Robin e [o produtor] Peter-John Vettese adicionaram arranjos, então ela se tornou uma versão estendida da original. Robin amava brincar com as palavras, como nesta música e também em ‘Holiday’, da mesma época, na qual ele canta: ‘You are a holiday’”.

Mais sobre 50 St. Catherine’s Drive

A coletânea possui título em homenagem ao endereço da casa na qual Gibb nasceu, em Ilha de Man, no Reino Unido, em 1949, e que está à venda desde a última segunda, 29 de setembro. Todas as 17 músicas de 50 St. Catherine’s Drive foram escritas por Robin ou em parceria entre ele e o filho R.J. Uma das faixas inéditas é “Sydney” – que fecha a compilação –, a última escrita e gravada por Gibb.

Viúva de Robin Gibb fala sobre os últimos momentos do marido.

A ideia do músico era conseguir gravar a música completa com o irmão dele, Barry, mas as complicações de saúde o impediram de concretizar o plano. “Ele chorou quando a escreveu”, disse recentemente a viúva Dwina à BBC News. “Este fragmento de música é pungente, melancólico, bonito e inacabado”. “Ele sentia saudade do irmão gêmeo Maurice, que havia morrido, mas quando ele fechava os olhos, os três jovens irmãos estavam de volta a Sidnei, na Austrália, juntos e felizes, com seus sonhos e esperanças para o futuro. As criações futuras deles afetariam o mundo todo”, acrescentou Dwina.

Robin Gibb morreu em maio de 2012 após anos de luta contra um câncer no cólon e no fígado. Ele tinha 62 anos de idade.

Tracklist de 50 St. Catherine’s Drive

1 – “Days Of Wine & Roses”

2 – “Instant Love”

3 – “Alan Freeman Days”

4 – “Wherever You Go”

5 – “I Am The World” (nova versão)

6 – “Mother Of Love”

7 – “Anniversary”

8 – “Sorry”

9 – “Cherish”

10 – “Don’t Cry Alone”

11 – “Avalanche”

12 – “One way Love”

13 – “Broken Wings”

14 – “Sanctuary”

15 – “Solid”

16 – “All We Have Is Now”

17 – “Sydney”

TAGS: 50 St. Catherine’s Drive, 62 anos, alan freeman days, Barry, Bee Gees, days of wine & roses, dwina, exlcusivo, Gêmeo, holiday, i amt he world, instant love, irmãos, música, peter-john vettese, r.j., Robin Gibb, Setembro, sydney, última música, videoclipe