Os seres criados por J.R.R. Tolkien são conhecidos pela baixa estatura e foram reproduzidos de maneira dinâmica e realista pelos filmes
Um dos maiores desafios do cineasta Peter Jackson em O Senhor dos Anéis foi dar vida aos Hobbits. Esses seres criados porJ.R.R. Tolkien não são crianças, mas tem uma fração do tamanho de um ser humano adulto.
Como a altura dos Hobbits é uma de suas características definidoras e uma parte essencial na personalidade e relevância na história, Jackson tinha que encontrar uma maneira dos atores pequeninos serem mais baixos do que o resto do elenco.
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Para a trilogia O Senhor dos Anéis, esse efeito foi inteiramente prático. O diretor usou a perspectiva forçada tradicional para criar a ilusão de que um ator é menor que o outro. Isso incluía adereços de tamanhos diferentes (cadeiras, canecas e entre outros.)
Além disso, o posicionamento cuidadoso de um personagem como Frodo em relação a outro de estatura normal era feito dando a impressão de que os dois atores - com tamanhos semelhantes - fossem de alturas muito diferentes.
Como a perspectiva forçada geralmente se baseia em ângulos de câmera muito específicos, a produção utilizava conjuntos móveis que se alternavam em sincronia com a câmera, mantendo o senso de perspectiva ao longo da cena.
Nas cenas em que os Hobbits não interagiam diretamente com personagens maiores, eles eram filmados em dias e locações separadas, com tudo reunido mais tarde na edição e pós-produção.
Ambos os métodos eram processos meticulosos e demorados, exigindo sessões de filmagem de turnos duplos ou a construção de sets minuciosamente planejados para cada cena.
Ao retornar para a franquia com a trilogia O Hobbit, Peter Jackson mudou a abordagem, incorporando um pouco de CGI à mistura. Para essa trilgia prequel, o cineasta deixou de filmar as cenas dos Hobbits separadamente e, em vez disso, filmou simultaneamente em dois sets separados.
Um personagem de um tamanho normal filmava no set principal, enquanto seus colegas (maiores ou menores) filmavam a alguns metros de distância em um aparelho de tela verde, com câmeras programadas para reproduzir o mesmo movimento e inclinação.
Com a cena em tempo real e essa maneira digital de criar a perspectiva forçada, Jackson poderia dirigir as atuações mais facilmente, e o ator que filmava em tela verde seria inserido digitalmente nas filmagens do set principal.
Sem dúvida, os efeitos visuais de Hobbits em O Senhor dos Anéis são contínuos e fornecem exemplos especializados de perspectiva forçada na produção de filmes. É compreensível que Jackson queira uma solução mais rápida ao trabalhar em O Hobbit - os filmes já estavam apressados para prazos estritos e os personagens pequenos eram ainda mais predominantes do que em O Senhor dos Anéis.
A diferença de método pode ser sutilmente sentida entre as duas trilogias. Onde O Senhor dos Anéis parece ser rústico e palpável, há um brilho digital na trilogia Hobbit que mostra o aumento do uso de efeitos digitais. No entanto, ambos os métodos produzem resultados fantásticos e serão lembrados como exemplos principais de efeitos especiais.
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