Em 2021, J. K. Rowling bloqueou Stephen King nas redes sociais após o autor defender mulheres trans
Após elogiar The Running Grave, novo livro de J. K. Rowling, criadora de Harry Potter responsável por realizar diversos comentários transfóbicos, Stephen King foi duramente criticado por fãs. A obra foi assinada por Robert Galbraith, pseudônimo da autora.
"Esta é J. K. Rowling no melhor, relembrando a pura legibilidade dos livros de Harry Potter, mas muito mais sombrio. Isso me ajudou a passar por um momento difícil," escreveu King em publicação feita no X, anteriormente conhecido como Twitter.
++LEIA MAIS: O filme de terror recente que Stephen King recomenda: 'Verdadeiramente único'
Vale lembrar como, em 2021, King se posicionou contra os comentários transfóbicos de Rowling - e foi até bloqueado por ela no Twitter. "Talvez não promova a venda de livros de um autor que está financiando ativamente grupos e políticas anti-trans," lamentou uma internauta. "Estou feliz que você tenha gostado do livro, mas gostaria que você reconsiderasse a promoção de uma autora que é prejudicial às comunidades marginalizadas no futuro," disse outra.
THE RUNNING GRAVE, by Robert Galbraith: This is J.K. Rowling at her best, recalling the sheer readability of the Harry Potter books, but much darker. This got me through a difficult time.
— Stephen King (@StephenKing) October 26, 2023
Maybe don’t promote the book sales for an author who is actively funding anti-trans groups and policies 🤷🏼♀️
— Jade 🏳️⚧️🖖🏻 20% off OF (@JadeAllDayUSA2) October 26, 2023
Em 2021, o escritor falou com The Daily Beast sobre o momento no qual foi bloqueado por J. K. Rowling no Twitter. "Jo me cancelou. Ela meio que me bloqueou e tudo mais," afirmou. "O problema é o seguinte: ela aceita sua opinião. É assim que o mundo funciona."
Se ela pensa que as mulheres trans são perigosas, ou que as mulheres trans de alguma forma não são mulheres, ou qualquer problema que ela tenha com isso – a ideia de que alguém 'mascarado' como mulher vai agredir uma mulher 'real' no banheiro – se ela pensa que ela acredita em todas essas coisas, ela tem direito à sua opinião.
++LEIA MAIS: Stephen King quase perdeu casamento por conta da música 'Mambo No. 5'; entenda
"E então alguém tuitou para mim: 'Você acha que mulheres trans são mulheres?' e eu disse: 'Sim, acredito.' E foi por isso que ela ficou com raiva – minha opinião. É como diz o velho ditado: 'Não concordo com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo,'" continuou. "Então ninguém ‘cancelou’ J. K. Rowling. Ela está bem. Eu apenas senti que a crença dela estava, na minha opinião, errada. Temos opiniões diferentes, mas a vida é assim."