Com fã-clubes de 98 países e mais de 100 milhões de integrantes, jovens engajam o ativismo ambiental
Nesta quarta, 3, fãs de K-pop ao redor do mundo lançaram uma plataforma de ação climática, o Kpop4Planet, em apoio à Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP26), que acontece em novembro, na Escócia.
Com fã-clubes de 98 países e mais de 100 milhões de integrantes, jovens engajam o ativismo ambiental e, mais uma vez, os fãs do k-pop protagonizam uma causa para fazer do mundo um lugar melhor. É possível acompanhar o Kpop4Planet no Twitter, Instagram, Facebook (@Kpop4Planet).
+++LEIA MAIS: Fãs do BTS arrecadam R$50 mil para ajudar hospitais de Manaus
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
De acordo com as informações divulgadas à imprensa, o Kpop4Planet tem o objetivo de investir na poderosa capacidade de engajamento do K-pop e criar campanhas para pressionar empresas e governos a agirem em defesa do futuro.
Com a urgência e necessidade de agir em relação às mudanças climáticas, a organizadora da plataforma, Nurul Sarifah, explica que fãs espalhados por todo o mundo já estavam se unindo pela causa.
+++LEIA MAIS: Grammy 2021: BTS merecia muito mais do que apenas 1 indicação - e provamos isso
"A mudança climática é a crise de nossa geração. Os fãs de K-pop são principalmente pessoas da geração Z e millennials. Então somos os que serão mais severamente afetados pelas decisões tomadas agora. Lutar pela justiça climática significa lutar pelo nosso futuro", diz Nurul em comunicado à imprensa.
Ela completa: "Imagine se 100 milhões de fãs participarem juntos da ação climática - será a voz mais poderosa da mudança. Esperamos que mais pessoas se juntem à luta para desfrutar do K-pop em um planeta habitável."
+++LEIA MAIS: Quanto o Blackpink recebe pelo canal no YouTube?
Nayeon Kim, organizadora da plataforma Kpop4Planet na Coreia e ativista do movimento Jovens pelo Clima (Youth 4 Climate Action), acrescenta: "Não podemos ignorar este problema porque muitos fãs do K-pop são adolescentes."
Vale lembrar que, em fevereiro, JiSoo, Jennie, Rosé e Lisa - as quatro integrantes do Blackpink, um dos maiores grupos de k-pop - foram nomeadas defensoras oficiais da COP26. O reconhecimento vem logo após um vídeo produzido pelas artistas, e publicado em dezembro, viralizar nas redes sociais e chamar a atenção dos fãs para a gravidade da crise climática global.
+++LEIA MAIS: As integrantes do Blackpink podem namorar?
O ativismo entre os fãs de K-pop, inspirados pelos ídolos, não é uma novidade. Ao redor do mundo, fãs criam ações e engajam urgentes questões sociais e políticas.
Fãs indonésios de K-pop, por exemplo, fizeram campanhas nas redes sociais pela preservação de florestas no país e em outras nações do Sudeste Asiático, como Papua - e tiveram um grande retorno. Já na China e na Coreia é comum organizar mutirões de plantios de florestas em comemoração ao aniversário de artistas do pop coreano.
+++ FBC E VHOOR REFLETEM SOBRE HIP-HOP: 'MÚSICA É PARA SER SENTIDA' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL