Em 2012, o já tradicional Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade faz sua vigésima ediçao
Em sua 20ª edição, o já tradicional Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade exibe em salas de São Paulo e do Rio de Janeiros mais de 130 produções, curtas e longas, ligadas à temática LGBT.
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
Com o tema “Diversidade Sexual”, o festival tem a curadoria de João Federici e André Fischer e promove, além de exibições de filmes, encontros de música, teatro e literatura.
Nos cinemas, as produções chegam de países como Coreia do Sul, França, Inglaterra, Indonésia, Grécia, Uganda, Turquia, Paquistão, Suécia, Cuba e, claro, Brasil. O escolhido para abrir o festival nas duas cidades é o longa No Caminho das Dunas, do diretor belga Bavo Defurne.
O diretor e o ator Thomas Coumans estará no Brasil para participar das duas exibições de estreia do longa, que conta a história de Pim, interpretado por Ben Van den Heuvek, um garoto que desde pequeno nutre uma paixão pelo amigo Gino (Nathan Damen). Outros 20 convidados estrangeiros também virão para o festival.
Mais um destaque da programação é Meu Nome é Kuchu, uma coprodução dos Estados Unidos e Uganda, premiada como Melhor Documentário no Festival de Cinema de Berlin. O longa é um brutal retrato da situação dos homossexuais no país africado, onde uma lei pretendia punir o homossexualismo com morte.
20º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
São Paulo
De 8 a 18 de novembro
Rio de Janeiro
De 22 de novembro a 1o de dezembro
Mais informações e programação no site oficial .