Diretor de Tapa na Pantera tem filme entre as 11 ficções na disputa pelo Troféu Redentor
A organização do Festival do Rio divulgou nesta segunda, 31, os filmes que concorrerão na Première Brasil deste ano. Entre as 11 ficções na disputa pelo Troféu Redentor, estão desde veteranos como Beto Brant e Sergio Bianchi ao novato Esmir Filho, um dos responsáveis pelo hit virtual de 2006 Tapa na Pantera.
Confira a lista:
- Bellini e o Demônio, de Marcelo Galvão
- Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca
- Do Começo ao Fim, de Aluizio Abranches
- Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, de Paulo Halm
- Hotel a Atlântico, de Suzana Amaral
- Natimorto, de Paulo Machline
- O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant
- Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho
- Os Inquilinos, de Sergio Bianchi
- Sonhos Roubados, de Sandra Werneck
- Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
O páreo de documentários contará com sete concorrentes, que você conhece abaixo:
- À Margem do Lixo, de Evaldo Mocarzel
- Belair, de Noa Bressane e Bruno Safadi
- Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
- Reidy, a Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães
- Sequestro, de Wolney Atalla
- Tamboro, de Sergio Bernardes
- Penas Alternativas, de Lucas Margutti e João Valle
As 19 produções concorrem em 12 categorias: ficção, documentário, curta-metragem, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro, montagem, fotografia e prêmio especial de júri. O voto popular vai coroar com outros três troféus: melhores ficção, documentário e curta de acordo com o gosto do público.
Serão cinco filmes exibidos fora de competição. As ficções: Insolação, de Daniela Thomas e Felipe Hirsch (selecionado para o Festival de Veneza, junto ao concorrente Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo), Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo, e Olhos Azuis, de José Joffily (ambos premiados no Festival de Paulínia).
Cidadão Boilesen (Chaim Litewski) e Alô, Alô, Therezinha (Nelson Hoineff) são os documentários que ganharam sessão hors concours.
Na semana passada, confirmou-se a vinda do cineasta norte-americano Quentin Tarantino para o festival, que apresentará Bastardos Inglórios, filme escolhido para encerrar os 14 dias da maratona cinematográfica.
Os melhores filme e diretor da edição de 2008, respectivamente, foram Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte, e A Festa da Menina Morta, Matheus Nachtergaele. Clique aqui para conferir quem mais subiu ao pódio.