Festival no México se pronuncia após morte de duas pessoas; veja vídeo
Fotojornalistas foram atingidos por uma estrutura decorativa no sábado, 5; evento continuou normalmente e foi cancelado apenas no dia seguinte
Redação
Publicado em 08/04/2025, às 16h21
O festival mexicano Axe Ceremonia divulgou um novo comunicado sobre a morte de dois fotojornalistas durante o evento no último fim de semana. No texto publicado nesta segunda-feira, 7, os organizadores expressaram a “mais profunda tristeza” pelo acidente envolvendo Citlali Berenice Gilles Rivera e Miguel Ángel Rojas Hernández, que estavam cobrindo o festival na Cidade do México no sábado, 5.
"Desde o primeiro momento, estivemos ao lado das famílias deles, oferecendo todo o apoio e assistência que pudemos durante esses momentos muito difíceis", escreveu a organização. "Queremos reiterar nosso compromisso de estar ao lado deles, não apenas hoje, mas em cada passo do caminho enquanto enfrentam esse processo doloroso."
Os fotojornalistas foram mortos após a queda de um guindaste decorativo devido a uma forte rajada de vento. Na declaração, o festival disse que estava "trabalhando em estreita colaboração" com as autoridades em "todas as solicitações necessárias". "Este evento infeliz nos entristece profundamente como comunidade e fortalece nossa determinação em revisar e reforçar nossos protocolos de proteção civil e segurança para evitar que tal incidente ocorra novamente", dizia a declaração.
A carta, endereçada à "opinião pública", acontece após um descontentamento do público e de outros profissionais em relação à conduta inicial da organização. De imediato, o Axe Ceremonia não suspendeu o festival e não citou as vítimas pelos nomes.
Ver essa foto no Instagram
Agora, o texto desta segunda-feira reconheceu os fotojornalistas como "uma parte essencial da história do festival" e a importância do trabalho jornalístico. "Em nome de toda a equipe do Festival Ceremonia, enviamos nossas mais sinceras condolências às famílias, amigos e colegas deles. Nós também compartilhamos sua dor e permanecemos unidos em luto por essa perda irreparável." Nas redes sociais e no site do festival, a única publicação disponível é o comunicado.
Durante o fim de semana, o Angry People Media, um coletivo de fotojornalistas mexicanos, emitiu uma declaração condenando a inação imediata do Ceremonia diante das duas mortes, pedindo melhores condições de trabalho para jornalistas que cobrem música no país como um todo.
"Berenice e Miguel mereciam voltar para casa. Eles mereciam condições de trabalho seguras e dignas. Eles mereciam respeito pelo seu trabalho. E agora, eles merecem memória, justiça e verdade", escreveu o coletivo. "Essa dor não pode ser perdida ou diluída em declarações frias... Isso precisa mudar."
Após o incidente no sábado, a programação do festival continuou normalmente, incluindo as apresentações dos headliners Charli XCX e da banda de K-pop Tomorrow X Together.
O cancelamento do evento foi anunciado apenas na manhã seguinte depois de uma determinação das autoridades locais. “Após o infeliz incidente ocorrido ontem, informamos que as atividades programadas para hoje foram suspensas, seguindo as diretrizes das autoridades competentes", escreveu a organização no domingo, 6. "Nossas simpatias e apoio vão para suas famílias e entes queridos durante este momento difícil."
🚨🔔 Esta es la estructura que cayó encima de Berenice Giles Rivera y Miguel Ángel Rojas Hernández los fotógrafos que murieron en el AXE Ceremonia en el Parque Bicentenario en #AlcaldiaMHmx en la #CDMX. pic.twitter.com/rfiCrhLecP
— Azteca (@MORRIS80766176) April 6, 2025
Também na segunda-feira, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, se pronunciou sobre as mortes. Ela ainda afirmou que o governo vai revisar a licença concedida ao local onde o evento aconteceu.
“Além do fato de ter sido um acidente, precisamos investigar como o equipamento que caiu foi instalado. Uma investigação precisa ser realizada. Não deve haver impunidade neste caso”, disse Sheinbaum.
Além de Charli XCX e Tomorrow X Together, que realizaram os seus shows, o line-up do Ceremonia tinha nomes como Parcels, Tyler, The Creator, The Marías e Ca7riel y Paco Amoroso. FKA Twigs estava entre as headliners, mas cancelou a participação por problemas no visto.
+++LEIA MAIS: FKA Twigs cancela shows na América do Norte por problemas com visto
+++LEIA MAIS: Ca7riel & Paco Amoroso faz show explosivo e conquista o público do Lollapalooza