FILE traz mix de arte e tecnologia a São Paulo

Serão em torno de 300 artistas de mais de 30 países na 10ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que começa nesta terça, 28

Redação

FILE
FILE - Divulgação

São Paulo recebe, a partir desta terça, 28, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE. O evento, que chega este ano a 10ª edição, traça panorama heterogêneo: serão cerca de 300 artistas (entre coletivos e individuais), de mais de 30 nacionalidades, com trabalhos que põem no mesmo saco arte e tecnologia.

Um dos maiores do gênero na América Latina, o festival apresentará instalações interativas, games, animação, performances, realidade virtual, discussões teóricas e o cinema digital 4K. O artista catalão Marcel.lí Antúnez Roca está entre os destaques desta edição. Há mais de duas décadas ele vem experimentando com arte robótica e performances mecatrônicas (engenharia que mistura mecânica, eletrônica e a tecnologia da informação) de tirar o fôlego. Soa técnico demais? Apenas impressão, como será possível conferir em “Protomembrana”, performance abastecida por animação gráfica, música, iluminação e narração (confira uma amostra aqui). A apresentação para convidados será nesta segunda, 27. Uma sessão aberta ao público acontecerá dois dias depois.

Outro filé do FILE será a sessão de Enquanto a Noite Não Chega, nesta quinta, 30. O filme, dirigido por Beto Souza, contará com a primeira transmissão transcontinental com a tecnologia 4k. Para se ter uma ideia, imagens captadas com câmeras 4k superam os 8 milhões de pixels, o que quadruplica o poder da imagem em alta definição (HD).

Para conferir a programação completa do festival, clique aqui.

10º FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

São Paulo, 28 de julho a 30 de agosto

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso

Av. Paulista, 1313 (Metrô Trianon-Masp)

Entrada franca

Informações: (11) 3146-7405

TAGS: arte-eletronica, file