"Vocês me deixaram orgulhoso", disse o baterista aos filhos
Lars Ulrich enfrentou um enigma quando o CEO da Salesforce, Marc Benioff, o convidou para ser um dos convidados de um dos bate-papos da empresa nesta semana. Geralmente, os convidados musicais de Benioff tocam uma música no final das entrevistas, que são transmitidas nos canais de mídia social da Salesforce, e o baterista do Metallica não sabia o que ele queria trazer.
"Eu estava tipo 'ninguém quer um solo de merda de bateria'", Ulrich diz à Rolling Stone EUA com uma risada. "Esse não é o momento certo para esse tipo de coisa”. Então ele teve uma explosão de inspiração.
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Desde que os filhos dele, Myles e Layne, estavam em casa pelo resto do semestre por causa de paralisações relacionadas a pandemias e estavam usando uma na casa da família em Bay Area, ele perguntou se eles queriam gravar algo. Eles se isolaram com um baixo e bateria por 30 minutos antes de chamar o pai de volta.
"Era como essa versão insana de três minutos tipo Blue Cheer, louca e rock de 'Eleanor Rigby'", diz Lars, radiante. "Obviamente, houve algumas versões incríveis de 'Eleanor Rigby' ao longo do caminho, mas tenho certeza de que nunca houve uma que tivesse esse tipo de som, esse tipo de sensação, esse tipo de energia e loucura. Eu estava tipo, ‘Sabe o que, meninos? Vocês me deixaram orgulhoso.’”
O baterista do Metallica, em seguida, vestiu um chapéu cinematográfico e filmou o barulhento tributo aos Beatles dos filhos. Ele diz: "Esse sou eu parado no canto filmando, dizendo: 'Pu** merda!'".
Ulrich conta que não sabe ao certo o motivo deles escolheram essa música ou como chegaram a uma versão tão livre. "As crianças de sua geração são multi-instrumentais", fala Ulrich. Myles, 21 anos, estuda bateria há anos, depois de passar dois anos no Berklee College of Music depois de tocar violão e clarinete. "Em todos os cômodos da casa, temos guitarras acústicas e baixos por aí, para que você sempre possa pegar um violão", continua. "É ótimo ter um violão na cozinha ou na sala da família." Layne, um calouro da NYU que toca baixo na gravação e fará 19 anos na próxima semana, toca guitarra e baixo.
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O gosto das crianças se formou ao longo de anos de Lars os levando para a escola e tocando uma mistura de AC/DC, Deep Purple, Black Sabbath, Guns N 'Roses, Rage Against the Machine, System of a Down, entre outros. "Quando você está de carro, pode jogar muita música neles, e as portas estão trancadas e não podem ir a lugar algum", diz ele, rindo. No entanto, ele ficou surpreso com a maneira como os paladares deles se expandiram, com Myles abraçando a fusão de jazz e a música prog - Mahavishnu Orchestra, Weather Report, Herbie Hancock, Lenny White - e Layne cavando artistas como Stanley Clarke.
"Quando eu tinha a idade deles, meus gostos eram literalmente apenas meio centímetro de largura", comenta Ulrich. “Quando eu tinha 19 anos, era o New Wave do British Heavy Metal. Foi isso. Mas entre os dois, ele cobre muito terreno. Ambos são grandes fãs do Radiohead; eles escutam muito Arctic Monkeys, definitivamente escutam muito mais como noise rock, White Stripes e Jack White, e muitas outras coisas mais punk”.
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Aliás, quando perguntado se Myles e Layne são fãs do Metallica, Lars ri. "Não sei se 'fãs' é a primeira palavra que eu usaria", diz ele. “Mas acho que eles respeitam isso. Eles são agradecidos. Acho que já são fãs o suficiente, eu diria”.
Ulrich está mais orgulhoso da energia da gravação. Para os ouvidos dele, ele ouve uma linha de volta à frouxidão selvagem dos Stooges e do MC5, e isso lhe dá esperança para o que mais os meninos Ulrich são capazes. "Parece que há cada vez menos loucura e imprevisibilidade na música", fala Lars. "E quando eu vejo esse clipe, parece que, caramba, é como um momento. Se eles puderem trazer isso para o mundo e não exagerar ou superproduzir, isso certamente é promissor para o que poderia vir.” Mas o que quer que os filhos façam a seguir terá que acontecer entre os estudos. Ouça:
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