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Notícias / CINEMA

Filme brasileiro 'Retratos Fantasmas' entra na lista de melhores do ano do The New York Times

O documentário de Kleber Mendonça Filho foi descrito como emocionante e 'intelectualmente estimulante' pela crítica americana

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, ganha data de estreia na Netflix (Foto: Divulgação)
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, ganha data de estreia na Netflix (Foto: Divulgação)

O filme brasileiro Retratos Fantasmas (2023), dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado como um dos melhores do ano pelo The New York Times. A obra ocupa a sexta posição no ranking da crítica Manohla Dargis, destacando-se entre produções renomadas como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola.

Sobre o filme

Lançado em 2023, Retratos Fantasmas explora a história de Recife (PE) por meio do desaparecimento das salas de cinema de rua, um fenômeno que moldou comportamentos na capital pernambucana. Descrito pela crítica do NYT como "formalmente vibrante e intelectualmente estimulante", o documentário já havia sido exibido fora de competição no Festival de Cannes.

No centro do Recife, no século XX, conheça a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.

Contudo, outra grande aposta brasileira, Ainda Estou Aqui (2024), de Walter Salles, não foi incluída no ranking, pois ainda não estreou no circuito comercial americano. O longa, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, terá exibições limitadas em janeiro para se qualificar ao Oscar e chegará aos cinemas dos Estados Unidos em fevereiro.

Lista completa dos melhores filmes de 2024

Segundo a crítica Manohla Dargis, os dez melhores filmes lançados nos Estados Unidos este ano foram:

  1. Tudo que Imaginamos como Luz (All We Imagine as Light), de Payal Kapadia (Índia)
  2. Ernie Gehr: Mechanical Magic, de Ernie Gehr (EUA)
  3. A Verdadeira Dor (A Real Pain), de Jesse Eisenberg (EUA)
  4. Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo (Do Not Expect Too Much from the End of the World), de Radu Jude (Romênia)
  5. Dahomey, de Mati Diop (França)
  6. Retratos Fantasmas (Pictures of Ghosts), de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
  7. Furiosa: Uma Saga Mad Max (Furiosa: A Mad Max Saga), de George Miller (EUA)
  8. Megalopolis, de Francis Ford Coppola (EUA)
  9. Borda Verde (Green Border), de Agnieszka Holland (Polônia)
  10. Here, de Bas Devos (Bélgica)

Além da lista de Dargis, outros críticos do The New York Times, como Alissa Wilkinson, também incluíram obras de destaque como Nickel Boys, de RaMell Ross, e Soundtrack to a Coup d’Etat, de Johan Grimonprez. Confira:

  1. Nickel boys, de RaMell Ross (EUA);
  2. Eno, de Gary Hustwit (EUA);
  3. Anora, de Sean Baker (EUA);
  4. Soundtrack to a coup d’Etat, de Johan Grimonprez (Bélgica/França/Países Baixos);
  5. Evil does not exist ("Aku wa sonzai shina"), de Ryusuke Hamaguchi (Japão);
  6. Planeta Janet ("Janet Planet"), de Annie Baker (EUA);
  7. Borda verde ("Green border"), de Agnieszka Holland (Polônia);
  8. Good one, de India Donaldson (EUA);
  9. A extraordinária vida de Ibelin ("The eemarkable life of Ibelin"), de Benjamin Ree (Noruega);
  10. Union, de Brett Story and Stephen Maing (EUA).