O guitarrista escreveu uma canção para o disco Revolver que transformou a relação dos integrantes do Fab Four
Paul McCartney e John Lennon eram os integrantes mais populares dos Beatles, sem dúvidas. A dupla escreveu a maioria das canções do grupo, dominou os vocais e esteve no foco dos holofotes da imprensa e dos fãs.
Contudo, George Harrison transformou, pelos menos nos bastidores, este cenário de favoritismo com uma canção, “Taxman”. Segundo o site Far Out Magazine, a música de abertura do disco Revolver (1966) provou a capacidade do guitarrista como compositor.
Apesar de ter sido composta por Harrison, Lennon ajudou o colega na criação da música. “Eu lembro o dia em que ele me pediu ajuda em ‘Taxman’, uma das primeiras canções dele. Eu joguei algumas linhas para ajudar na música, porque ele me pediu”, disse o Beatle em entrevista ao David Sheff, em 1980.
Ele continuou: “[George] veio até mim porque ele não podia ir até o Paul, porque Paulnão iria ajudá-lo naquele período. Eu não queria fazer isso. Eu pensei: ‘Oh, não, não me diga que vou ter que trabalhar nas coisas do George. Já é o suficiente fazer as minhas e as do Paul”.
Lennon ainda explicou que, no fim, ajudou o Beatle porque “não queria machucá-lo”. “Foi Paul e John por muito tempo, ele foi deixado de lado porque ele não era um compositor até então”.
Mas “Taxman” mudou tudo no Fab Four. Após ser reconhecido como um compositor pelos parceiros de banda, George passou a contribuir mais para os discos e criou grandes hits para grupo, como “While My Guitar Gently Weeps” e “Something’.
+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO
+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS