Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Fotógrafa dos Beatles, Fiona Adams morre aos 84 anos

A fotógrafa também fez retratos de outras lendas da música, como Jimi Hendrix e Bob Dylan

Redação Publicado em 10/07/2020, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fiona Adams (Foto: Reprodução / Twitter)
Fiona Adams (Foto: Reprodução / Twitter)

A fotógrafa Fiona Adams, conhecida por tirar umas das fotos mais icônicas dos Beatles, morreu aos 84 anos no dia 26 de junho, segundo informações da BBC. A morte foi confirmada pelo filho dela, Karl

Formada pela Ealing College of Art and Technology - sendo a única mulher da turma, Fiona trabalhou como assistente de Douglas Glass, do Sunday Times, participou da produção de documentário até chegar na revista Boyfriend, de acordo com o The Guardian.  

Ao longo dos anos 1960, Fiona fotografou inúmeras celebridades, como Jimi Hendrix e Bob Dylan. Mas a fotógrafa entraria para a história com um retrato do maior quarteto do momento, os Beatles.

+++LEIA MAIS: Astrid Kirchherr, fotógrafa dos Beatles, morre aos 81 anos

Em 1963, a fotógrafa acompanhou o Fab Four em um passeio por um local histórico de Londres, que foi bombardeado durante a guerra. Então, a artista pediu para os músicos se posicionarem no topo de uma cratera e pediu para eles pularem o mais alto possível. 

“Eu nem pensei em checar se era seguro ou não”, disse Fiona, segundo a NME

Ela continuou: “Eu lutei para entrar na cratera com meu pesado estojo de câmera. Tinha uma pilha de tijolos caídos e detritos no fundo. Os garotos fizeram a parte deles e ficaram de pé - em uma bela silhueta contra o céu e os prédios. E preparei minha câmera e gritei: ‘um, dois, três - pulem!’. E eles pularam - duas vezes”.

+++LEIA MAIS: Beatles: Lennon, Ringo e George investigam morte de Paul McCartney em HQ psicodélica

As fotografias foram publicadas na revista Boyfriend e, mais tarde, uma delas foi escolhida por John Lennon para estampar a capa do primeiro EP da banda no Reino Unido, Twist And Shout

O retrato ainda seria descrito como “uma das imagens mais marcantes da cultura do século XX” por Terence Pepper, curador da coleção fotográfica do National Portrait Gallery, que incluiu o trabalho de Fiona na exposição Beatles to Bowie: The 60s Exposed, de 2009.

A morte da fotógrafa ganhou repercussão no Twitter e alguns usuários compartilharam os retratos mais famosos de Fiona Adams na rede social. Confira:


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO