Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Fotógrafo divulga imagens do primeiro show do Joy Division em Londres - e relembra Ian Curtis 40 anos depois do suicídio

Jonathan Crabb compartilha no Facebook diversas lembranças e memórias

Redação Publicado em 15/05/2020, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ian Curtis no início do Joy Division (Foto: Reprodução/Facebook/Jonathan Crabbs)
Ian Curtis no início do Joy Division (Foto: Reprodução/Facebook/Jonathan Crabbs)

Jonathan Crabb, fotógrafo de turismo na Grã-Bretanha, começou a carreira no final dos anos 1970, fotografando bandas que também davam os primeiros passos, como… Joy Division,Depeche Mode e Sonic Youth.

No Facebook, Crabb compartilha diversas imagens antigas, tiradas a maioria entre 1978 e 1982 (uma estimativa, pois algumas não têm datas - só acontecimentos como lançamentos de discos e primeiros shows). 

+++ LEIA MAIS: Assista ao show sombrio do Joy Division em Manchester, um ano antes da morte de Ian Curtis [VÍDEO]

Uma das coleções mais emocionantes deve ser uma sequência de foto do Joy Division. As imagens são de um show logo após o Natal, em 27 de dezembro de 1978, no Hope and Anchor. O público era de cerca de 30 pessoas.

São cinco fotos, apenas: duas de Ian Curtis; uma de Bernard Sumner; uma de Stephen Morris; uma de Peter Hooks. Crabb, amador, usava, naquela noite, uma Kodak Instamatic, câmera instantânea com flash incontrolável. Não queria atrapalhar os artistas, então não fez mais cliques. Veja:

+++ LEIA MAIS: A última entrevista de Ian Curtis, do Joy Division, antes do suicídio: ‘Queremos tocar e nos divertir’; ouça

Naquela noite, supõe-se que Ian Curtis teve seu primeiro ataque epiléptico, doença que o atormentaria pelos anos seguintes. Alinhada à depressão, foi a ruína do músico, que se suicidou aos 23 anos.

Há fotos, também, de um dos primeiros shows do Depeche Mode. A banda abria para Fad Gadget em 12 de novembro de 1980. Daniel Miller, dono da Mute Records (e chefe da Fad Gadget) assistiu ao concerto e amou - fechou, naquela mesma noite, contrato com a banda. Depeche Mode seria o maior sucesso da Mute Records. Veja fotos do show:

No Brasil, para ajudar pessoas com pensamentos suicidas, há o Centro de Valorização da Vida. Pode ser encontrado no telefone 188 ou no site https://www.cvv.org.br/.