Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Frase sobre antifascista compartilhada por família Bolsonaro não é de Winston Churchill, nem de Saramago - ou de ninguém conhecido

A imagem, falsamente atribuída, foi compartilhada por Flávio e Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente Jair Bolsonaro

Redação Publicado em 01/06/2020, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Frase sobre antifascista compartilhada por família Bolsonaro não é de Winston Churchill, nem de Saramago - ou de ninguém conhecido

“Os fascistas do futuro, se chamarão a si mesmos de antifascistas [sic.]”, diz uma imagem compartilhada neste domingo, 31, por Flávio e Eduardo Bolsonaro no Twitter. Atribuíram a frase a Winston Churchill, primeiro ministro inglês na época da Segunda Guerra Mundial - e abertamente uma pessoa contra o fascismo.

O problema é… Essa frase não é de Churchill. Muito menos de José Saramago, a quem foi atribuída em 2018 (embora, na ocasião, não houvesse o sujeito da oração separado por vírgula nem o “se chamarão a si mesmos” na lista de erros gramaticais). De fato, tal posicionamento só apareceu em 2018 em buscas online, como mostrou o El País em reportagem da época.

+++ LEIA MAIS: Lady Gaga mata Bolsonaro com Cloroquina em nova animação viral; assista

Embora atribuída a um político importante e também a um escritor relevante, a frase contra antifascistas não é de ninguém conhecido. Como muitas vezes acontece, em fake news, o autor "some" no meio de falsas atribuições. 

A “frase de Churchill” foi desmentida com mais veemência quando, também em 2018, a International Churchill Society fez uma grande investigação e explicou que não - o político britânico nunca disse isso, explica o Estadão. Mesmo porque nem faria lá muito sentido: ele mesmo era bastante contra o fascismo.

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro é o presidente com maior rejeição do século

Não é a primeira vez, porém, que um político compartilha essa mesma fake news - e é contestado no ato. Em 2018, Greg Abbott, governador do Texas, EUA, compartilhou a citação falsa no Twitter. Diversos veículos apontaram o erro - e o político deletou a imagem.

Churchill na Guerra

Winston Churchill era primeiro-ministro da Inglaterra entre 1940 e 1945 - anos em conflito na Europa, devido à Segunda Guerra Mundial. Era bastante próximo de Franklin Delano Roosevelt, presidente dos EUA na época - e ajudou a levar o país americano para dentro do grupo Aliados.

+++ LEIA MAIS: Dumb Ways to Die ganha versão brasileira sobre coronavírus - e paródia de Bolsonaro

Winston era bastante estrategista e extremamente inteligente. Seus planos de guerra e ação têm parcela importante na vitória dos países Aliados na Segunda Guerra, e consequente vitória sobre Hitler e Alemanha Nazista.

Churchill sempre declarou-se amante da Inglaterra. Apoiava a monarquia, e detestava o fascismo de Hitler, Mussolini e líderes autocentrados que pipocavam por todo canto durante a primeira metade do século XX. O ex-ministro declarava-se, também, contra o comunismo e a URSS.